IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Projeto com insetos comestíveis ganha US$ 1 milhão de Bill Clinton

François Lenoir/Reuters
Imagem: François Lenoir/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 18h31

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton premiou, na última segunda-feira (23), um grupo de estudantes de MBA da escola de negócios McGill do Canadá com US$ 1 milhão, pela iniciativa de produzir insetos comestíveis para seres humanos. A informação é do site do jornal inglês "The Telegraph".

Clinton, que é vegetariano, elogiou a iniciativa durante a premiação Hult Prize, destinada a empreendedores sociais. O ex-presidente disse que até abriria uma exceção em sua alimentação vegana para provar o grilo comestível, um dos itens mais exótico da linha de produtos propostos pelo projeto, que também inclui farinha fortificada com insetos.

"Se eu dissesse a alguém há dois meses que este ano premiaria quem processa e vende insetos comestíveis, teriam rido de mim", disse Clinton, na cerimônia de entrega do prêmio.

O projeto do grupo canadense, chamado Aspire, quer popularizar e transformar insetos em fonte de vitaminas e proteínas para populações carentes da África e da Ásia, para suprir deficiência nutricionais.

O objetivo do projeto é atingir 21 milhões de pessoas ao longo dos próximos cinco anos.

A equipe venceu o desafio, lançado por Clinton há um ano, de chegar a soluções para resolver a crise alimentar do planeta, onde um quarto da população infantil passa fome, mas um terço de toda a produção de alimentos vai para o lixo.

Entre os seis finalistas do Hult Prize, havia também um grupo da Faculdade de Economia de Londres, cujo projeto reduziu em 20% o preço dos alimentos nas favelas de Nairóbi, no Quênia.