IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil deve bater EUA e tornar-se líder mundial na soja, confirma governo

Do UOL, em São Paulo

10/10/2013 06h00

A safra nacional 2013/2014 deve fazer do Brasil o maior produtor de soja do mundo, de acordo com avaliação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A informação está baseada na primeira estimativa da nova safra, feita por técnicos do órgão no final do mês passado e apresentada nesta quarta-feira (9). O dado confirma a previsão divulgada pelos EUA, atual líder mundial na soja, em setembro.

A produção de soja no Brasil deve ficar entre 87,4 milhões a 89,7 milhões de toneladas na safra atual, estima a Conab. Esse número é superior às projeções da safra dos EUA, estimada em 85,7 milhões de toneladas.

Produção de soja americana foi afetada pela seca

Um dos motivos que leva a safra brasileira a "bater" a norte-americana é a seca nos EUA, que afetou a produção de soja do país, afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

“As condições climáticas no Brasil favorecem muito os resultados que vimos hoje, referentes à produção recorde de grãos que está estimada para esta safra, entre 191,1 milhões e 195,5 milhões de toneladas de grãos", disse.

Segundo Geller, a safra total brasileira tem potencial para superar 200 milhões de toneladas.

Soja deve ocupar parte do espaço do milho no Brasil

De acordo com a Conab, o agricultor brasileiro deve preferir plantar soja a outras culturas concorrentes nesta safra. A razão é que a oleaginosa tem apresentado preços melhores no momento da venda.

Uma das culturas que deve reduzir é a do milho, que teve sua produção estimada entre 78,4 milhões e 79,6 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% a 3,2% na comparação com a última temporada.

A produção prevista para a soja representa um avanço de 7,5% a 10% em relação a 2012/2013, um novo recorde para a cultura. A área plantada deve ficar entre 28,6 milhões e 29,3 milhões de hectares, com produtividade de 3,05 toneladas por hectare.