IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo declara estado de emergência em Mato Grosso por causa de lagarta

Do UOL, em São Paulo

18/11/2013 14h56

Devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas lavouras de Mato Grosso, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, declarou, nesta segunda-feira (18), estado de emergência fitossanitária na região.

Na safra passada, a praga provocou prejuízos em diversos Estados, atacando plantações de soja, milho e algodão. Na cultura de algodão na Bahia, os danos foram estimados em R$ 2 bilhões.

Até o momento, apenas Bahia e Mato Grosso tiveram a emergência reconhecida.

O Órgão Estadual de Defesa Agropecuária de cada Estado será responsável por elaborar um plano de eliminação da praga baseado nos conceitos e práticas do Manejo Integrado de Pragas, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

A especificação exata da área atingida pela praga deve ser divulgada em outra portaria nos próximos dias.

Em outubro deste ano, a presidente Dilma Rousseff autorizou o ministro da Agricultura a adotar procedimentos para o controle da lagarta, quando declarado oficialmente estado de emergência fitossanitária.

Entre as principais ações previstas no plano de combate à praga estão a adoção de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos.

O prazo de vigência da emergência fitossanitária para os dois Estados é de um ano, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União.

Clique na imagem e saiba a época para plantar e colher as culturas