IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Piauí é o quinto Estado em emergência por causa de lagarta

Do UOL, em São Paulo

06/12/2013 11h21

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária (medida sanitária para preservação ou defesa dos vegetais) no Piauí, em razão de risco de contaminação pela Helicoverpa armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão.

A estimativa é de que a lagarta tenha causado no país prejuízos de R$ 2 bilhões apenas na última safra.

A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial da União.

Para contenção da praga, foram autorizadas as mesmas ações permitidas para outras regiões, como o oeste da Bahia, que também teve emergência declarada no início do mês passado.

A mesma decisão também já havia sido adotado em relação aos Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

O governo de Mato Grosso do Sul já comprovou a presença da praga no Estado e solicitou ao ministério que seja decretada situação de emergência fitossanitária no Estado. De acordo com informações publicadas no site do órgão, o pedido foi informal e aguarda-se o documento oficial para dar início ao processo de declaração.

O estado de emergência para o Piauí tem validade até 6 de dezembro de 2014. Ele permite medidas em casos que necessitem de controle imediato de pragas, delegando poderes aos governos estaduais.

No caso do Piauí, os municípios considerados áreas de risco pelo Ministério da Agricultura, fica permitida a importação de agrotóxicos, que devem ter emprego autorizado em pelo menos três países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Os países também devem adotar o Código Internacional de Conduta para Distribuição e Uso de Pesticidas, da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

Outras ações são a adoção do vazio sanitário (período sem plantio, para evitar a propagação de pragas); uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico,da praga; liberação de agentes de controle biológico; e rotação de culturas.

(Com Agência Brasil)