IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sebrae lança manual digital sobre criação de peixes brasileiros

09/01/2014 06h00

Está disponível no site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa) de Mato Grosso a versão digital do manual Como iniciar piscicultura com espécies regionais.

O material tem acesso gratuito e mostra os procedimentos para a criação de peixes de água doce das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O manual foi elaborado pelos técnicos Francisco Medeiros e Adair José Moraes, que fazem parte da Aquamat (Associação de Aquicultores de Mato Grosso).

Eles fizeram uma seleção levando em consideração as ações que demonstram a melhoria da produção nos quesitos tecnologia, gestão e comercialização. O manual indica, por exemplo, técnicas de construção de viveiros e represas, aborda o manejo da qualidade da água, nutrição e reprodução das diversas espécies e controle financeiro da atividade.

Valéria Pires, da Unidade de Agronegócio do Sebrae em Mato Grosso, afirma que há muita procura pela edição publicada em papel, lançada no ano passado, o que levou a entidade a desenvolver a versão digital. Todo trabalho foi financiado pelo Sebrae Nacional.

De acordo com o Sebrae de Mato Grosso, que atua no setor de piscicultura desde 2006, o Estado é o maior produtor de espécies nativas do país e o terceiro em volume de pescado. São 48 mil toneladas por ano, segundo o Ministério da Pesca. A maior parte da produção é de peixes como pacu, tambaqui, tambacu e tambatinga.

Homem pesca pirarucu de 80 kg