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Cogumelo gourmet é vendido em caixinha para ser cultivado em casa

Fatima Lourenço

Do UOL, em São Paulo

21/02/2014 06h00

Uma dupla de pesquisadores do Paraná criou um kit com cogumelos gourmet que podem ser cultivados em casa. O produto é vendido em caixinhas pela internet para todo o Brasil, e permite que o consumidor colha ali mesmo cogumelos frescos em cerca de dez dias.

Para haver produção, é preciso fazer um corte na área plastificada da caixinha, mantê-la em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e regar todo dia, usando o borrifador que acompanha o kit. Após a primeira colheita, é esperada ao menos mais uma brotação.

Segundo Francisco Vítola e Eduardo Sidney, que montaram a empresa Cogubras para vender o produto, a caixa (que custa R$ 30, mais frete) mede 25 cm de altura x 15 cm de comprimento x 10 cm de largura e pode ser mantida na cozinha ou na sala de um apartamento pequeno.

O kit foi a alternativa encontrada pela dupla para entrar no mercado sem enfrentar diretamente a concorrência com o cogumelo em conserva chinês, que domina o mercado do país.

Também testaram a venda de cogumelo fresco, mas afirmam ter desistido em razão da difícil logística para colher e distribuir o produto.

O kit Cogoo, como foi chamado, teria sido inspirado em produtos vendidos no exterior. A caixa abriga "sementes" de cogumelo em uma mistura esterilizada de resíduos de madeira e farelo de trigo, e rende 100 g de cogumelos, em média.

O produto  foi lançado na metade do ano passado. Desde então, vinham sendo produzidas 400 caixas por mês --cerca de 250 destinados à venda, e o restante, para divulgar a novidade. A Cogubras informa que elevou sua capacidade para 1.500 caixas por mês.

A empresa lançou até agora quatro espécies de cogumelo para cultivar em casa: o ostra-marrom, o salmão, o shimeji branco e o shimeji preto. Segundo Francisco Vítola, foram selecionadas pela facilidade e rapidez de cultivo, e por terem sido bastante testadas em outros países.

O cogumelo salmão, rosado, tem a textura mais delicada entre os três e, para Vítola, combina com frutos do mar e legumes. A variedade ostra-marrom é mais carnuda, e sua cor pode variar do bege ao castanho claro.

O shimeji preto está temporariamente forma do mercado. "Vamos relançá-lo em época mais fria, pois não suporta calor intenso", diz Vítola. Em seu lugar, entrou a variedade branca, que, segundo os produtores, é ideal para refogados e sopas.

No Paraná, a Cogubras também vende o Cogoo em lojas físicas. No ano passado, a empresa Brotando Consciência, de Votuporanga (SP), lançou um kit similar ao da Cogubras, mas atualmente a produção está suspensa.

Kit exige uso de materiais limpos e água filtrada ou fervida

Gislaine Andrade, professora de Nutrição do Centro Universitário Senac, afirma que cogumelos frescos vêm ganhando espaço na gastronomia pela tendência de valorização de produções pequenas, artesanais, que preservam o sabor da comida. 

Segundo ela, o cogumelo tem alto valor proteico, podendo substituir a proteína animal, se consumido na mesma proporção. Possui vitaminas do complexo B e D, compostos antioxidantes e baixa quantidade de gordura.

Para a professora, é importante observar as orientações de cultivo que vêm com o kit, como o de fazer o corte no plástico da caixa com tesoura ou faca limpas, para não haver contaminação, e borrifar apenas água filtrada ou fervida. Os cogumelos devem ser consumidos frescos, diz.

Apesar de o material onde crescem os cogumelos ser esterilizado, a Cogubras recomenda atenção ao surgimento de manchas pretas ou verdes ou cheiro desagradável na caixa, casos em que o produto deve ser descartado.