IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova Zelândia quer desenvolver kiwis 'carecas', diz jornal

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 14h11

Cientistas da Nova Zelândia estão tentnado desenvolver um kiwi que não tenha pelos na casca, segundo informa o "The Wall Street Journal".

A ideia surgiu diante das reclamações de consumidores, que não gostam de descascar a fruta, que é repleta de pelos na parte externa.

"Os pelinhos marrons grudam em tudo, mesmo quando você arranca", diz Penni Ward, que dá a fruta à filha Ava, de cinco anos, em sua casa em Auckland, na Nova Zelândia.

Para Lain Jager, diretor-presidente do Zespri Group Ltd. --segundo o jornal, o maior exportadora de kiwis do mundo--, a pesquisa pode melhorar a condição do item no mercado.

"Seria fantástico ter um kiwi que você pudesse comer de uma forma mais conveniente", diz Jager, que afirma que as frutas mais populares do mundo são fáceis de serem comidas, como bananas, maçãs e peras.

A Zespri estaria investindo milhões de dólares na pesquisa e desenvolvimento de uma variedade de kiwi com uma casca comestível ou fácil de descascar.

O governo da Nova Zelândia também está financiando o empreendimento com fundos públicos, na esperança de que a descoberta possa se tornar um novo motor para uma economia.

A pequena cidade rural neozelandesa de Te Puke, onde está a sede da Zespri, tem cerca de 7.000 habitantes e 2.500 pomares da fruta. Ela se declara a capital mundial do kiwi e tem até um parque temático dedicado à fruta.

A empresa não obteve sucesso nas primeiras tentativas para mudar a casca da frauta --o sabor obtido não se mostrou agradável. A Zespri espera poder criar um kiwi que seja doce, possa ser comido numa única mordida e não tenha a casca aveludada.