IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diga adeus ao chefe insuportável

Getty Images
Imagem: Getty Images

26/08/2014 06h00

Existem diversos tipos de chefes difíceis de lidar nas empresas. Alguns agem com desrespeito, xingam, gritam com colaborador, humilham, limitam oportunidades por razões pessoais e infundadas. Tudo isso torna um chefe insuportável.

Se soubermos ampliar esta vivência, esses exemplos ruins podem nos fazem crescer e nos ensinar como não agir com os outros.

É bem verdade que ainda existe esse tipo nas organizações porque há funcionários submissos que se colocam como reféns da empresa.

O refém corporativo é o funcionário que não tem noção de suas competências, não acumulou nenhuma reserva financeira ou contraiu dívidas e, por isso, tem que engolir esse desconforto para manter o emprego.

Como especialista em comportamento no trabalho, atuo em todo Brasil em diversas empresas e segmentos. Geralmente, as empresas me contratam para potencializar resultados por meio das pessoas.

Foi com esse objetivo que visitei uma nova empresa e tive o desprazer de conversar com um líder que reclamava de todos os colaboradores, os humilhava e culpava pelo seu fracasso como profissional. Em poucos minutos de conversa estava claro que o problema na empresa não estava na equipe e, sim, naquele chefe insuportável.

Imediatamente rejeitei o trabalho, mas nem sempre foi assim. Só consegui recusar porque organizei minha carreira de forma a não me colocar no papel de refém em nenhuma empresa.

Recomendo as seguintes ações para que o profissional tenha liberdade em sua carreira:

1 – Envie currículo regularmente para várias empresas com intuito de checar como anda seu passe.

Muitas pessoas ainda têm a crença de que pega mal ficar enviando currículo quando estão empregadas, mas o fato de receber proposta de emprego não significa que deva aceitá-la.

Isso indica que suas competências estão sendo vistas e valorizadas, e isso dará segurança de que está empregável. Se enviar currículo e não receber nenhuma resposta, já é um indício de que algo está faltando.

2 – Tenha fôlego financeiro.

Todos devem ter uma reserva equivalente a pelo menos um ano do seu salário atual. Veja bem: trata-se de uma reserva de segurança que devemos ter para nunca usá-la, mas, se precisar, terá a que recorrer.

A média de recolocação no mercado gira em torno de seis a oito meses. Então, por pelo menos um ano você poderá manter o padrão de vida enquanto busca oportunidade em outra empresa.

Essa segurança te deixará muito mais forte para arriscar e para escolher o melhor lugar para trabalhar.

3 – Confie no seu potencial.

Busque autoconhecimento e saiba de suas forças e fraquezas. O mundo de hoje é caracterizado por uma grande mobilidade e existem infinitas possibilidades de trabalho.

Quer obter sucesso profissional e mudar a realidade que vivencia convivendo com esses chefes insuportáveis? Então, direcione suas ações a fim de obter o que deseja.

Existem muitos chefes espetaculares por aí ansiosos para trabalhar com pessoas tão competentes quanto você.

Não seja mais um refém corporativo. Quando se deparar com esse tipo de chefe medíocre, por favor, não hesite em demiti-lo.