IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Medo de ser mandado embora? Veja três passos e se prepare para uma demissão

27/02/2015 06h00

O que você faria se fosse demitido hoje?

Para ser demitido, basta estar empregado. A demissão faz parte do jogo corporativo, assim como ser contratado e ser promovido. Mesmo assim, ela continua sendo muito temida, principalmente por quem não tem as rédeas e o controle de sua carreira.

Todo funcionário de uma empresa pode ser demitido por, basicamente, três razões:

  1. Problemas de conduta: atitudes antiéticas ou contra o código da empresa, como roubar ou agredir alguém;
  2. Problemas de desempenho: é o mais comum, quando o colaborador não atinge as metas de maneira satisfatória para a empresa;
  3. Reestruturação: é o mais complexo, porque depende de questões de mercado ou de estratégia da empresa.

Não é segredo para ninguém que o Brasil está passando por uma crise econômica. Já neste início de ano, infelizmente, tenho visto algumas demissões acontecerem e me parece pertinente abordarmos o assunto para que você não seja surpreendido.

Quando se percebe que as coisas não estão tão bem assim, está na hora de começar a agir rapidamente. Como devemos agir nesta fase de incertezas?

Invista no networking e não pare de fazer entrevistas

A melhor forma de se preparar é começar a fazer movimentos, mesmo quando o perigo ainda não é iminente. Retome o networking de forma mais intensa. Sempre recomendo a todos que trabalham em empresas que verifiquem seu valor de mercado a todo momento.

É isso mesmo. Independentemente de estar ou não procurando um novo emprego você deverá fazer essa checagem.

Vou além: o melhor momento para se fazer isso é quando está muito feliz com a empresa atual.

O fato de enviar currículo e fazer entrevistas em outras empresas não significa que tenha de aceitar o trabalho que foi oferecido, muito menos que esteja sendo infiel com sua empresa atual. Só significa que está checando quanto está valendo seu passe no mercado.

Comece imediatamente a preparar uma poupança para o período sem trabalho

É muito importante ter dinheiro guardado para ter segurança e tranquilidade quando tiver de buscar um novo emprego.

Geralmente, leva-se entre cinco e nove meses para se recolocar no mercado no caso de cargos de liderança e entre três a seis meses para cargos de analista. Portanto o ideal é que acumule pelo menos um ano do seu salário atual. Assim, conseguirá uma recolocação sem precisar alterar seu padrão de vida.

Faça um planejamento contra crises

Um bom planejamento a longo prazo pode ajudar a manter a calma em momentos de pressão. Comece agora a planejar uma estratégia. Ter um plano B para um momento ruim pode fazer toda a diferença na velocidade de reação e recuperação em um mercado em crise.

Não espere que o momento das vacas magras fique próximo para se preparar. Muitas vezes, em meio a momentos conturbados, são tomadas decisões precipitadas e irreversíveis.

É hora de lutar! Independentemente de sua empresa estar realizando cortes ou de você pensar em deixar o emprego, sempre esteja pronto para essa situação. Não espere que surja uma boa oportunidade, vá buscá-la. Envie seu currículo para empresas que estejam em um melhor momento.

Lembre-se: você é o único responsável por sua carreira. Cuidar do desenvolvimento de suas competências técnicas e, principalmente, comportamentais é a grande chave para conseguir um emprego.

Curtiu o artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!