IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Está infeliz no trabalho? Veja 4 dicas para encontrar uma carreira que ama

Getty Images
Imagem: Getty Images

27/05/2015 06h00

Como podemos encontrar um trabalho que verdadeiramente melhore nossas vidas? Está aí uma pergunta importante e recorrente que passa pela cabeça de qualquer profissional. Estive recentemente em uma aula sobre esse tema na School of Life (escola com cursos sobre inteligência emocional) e gostaria de compartilhar com vocês o que aprendi.

Não é fácil encontrar o trabalho perfeito, aquele que pague bem, que nos proporcione aprendizado, crescimento intelectual, valorização, respeito e que seja profundamente satisfatório. A maioria dos profissionais não consegue experimentar nada disso em suas carreiras.

Muitos profissionais vivem uma realidade em que devem aceitar o inevitável, como se o único lema para a vida penosa de trabalho fosse “sorria e aguente”. Mas não precisa ser assim.

Como dar significado ao trabalho

Quais fatores na sua vida têm de ser considerados na busca por um trabalho que você ame? Segundo o autor Roman Kzarnic, há quatro formas de propósito que você pode perseguir para que o trabalho tenha significado e represente mais do que apenas uma “fonte financeira para pagar as contas”:

  1. Valores: ser fiel aos seus valores e encontrar o trabalho que os personifique são opções cada vez mais viáveis para aqueles que querem trabalhar com algo que amam;
  2. Objetivos: ter objetivos significativos pode nos levar adiante e tornar o trabalho gratificante, com significado, baseado no conceito de uma atribuição concreta e a ideia de ter um chamado;
  3. Respeito: atingir determinado status social pode trazer um vazio interior e insatisfação. Encontrar um trabalho que você se sinta respeitado, seja tratado com consideração e como um indivíduo único pode ser uma escolha melhor e mais saudável;
  4. Talentos: usar todos os seus talentos pode levá-lo a tornar-se um generalista em vez de um especialista. É importante que explore os múltiplos talentos para criar uma nova identidade de trabalho. Ou seja, pode ser que trabalhe em uma empresa pois precisa honrar suas contas, mas a realização virá por meio de uma atividade (muitas vezes, no início, não remunerada) em que consiga vivenciar esse seu talento. Um bom exemplo disso é Carlos Drummond de Andrade, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Ele era formado em farmácia e foi, durante a maior parte da vida, funcionário público.

Se conseguir escolher um trabalho, um serviço ou uma empresa que satisfaça pelo menos um desses quatro propósitos, poderá encontrar o tão sonhado trabalho que ama.

Tudo muito bonito na teoria, mas, na prática, será que essa realidade será possível a todas as pessoas? Provavelmente não.

Gostaria de deixar uma pergunta importante que pode servir de reflexão para todos os profissionais que hoje não estão satisfeitos: será que o seu trabalho dos sonhos será tão satisfatório quanto você imagina que seja?

Antes de sair reclamando por aí do seu trabalho atual, proponho que pense sobre o que precisa fazer para se considerar completamente realizado. Preste atenção ao verbo fazer na pergunta acima, pois, somente com essas ações, você poderá traçar um plano e não terá expectativas irreais acerca desse tal trabalho dos sonhos.

Gostou do artigo? Então compartilhe!