IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pare de reclamar da empresa em que trabalha; comece a agir hoje

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Daniela Lago

18/09/2015 06h00

Você já reclamou da empresa onde trabalha?

Existem pessoas que passam o dia inteiro no trabalho reclamando da empresa e culpando-a por todos os seus problemas. Dizem frases como: “Na minha empresa, existem problemas que nenhuma outra tem”, “Você só vai acreditar se trabalhar aqui um dia” ou “Por isso não consigo progredir nem realizar todo o meu potencial”.

Elas colocam toda a culpa no ambiente e nos outros.

Quando questiono sobre suas ações, sobre o que têm feito no trabalho para mudar essa realidade tão dura, elas respondem que só conseguirão fazer algo quando assumirem um cargo de maior responsabilidade. Muitas ainda dizem: “Quando eu assumir um cargo de liderança, então farei isso ou aquilo”.

Essas pessoas estão vivendo no pensamento e não na ação. Acham que serão promovidas, mas perdem as oportunidades do dia a dia para construir esse sonho. Pensam que poderiam melhorar o clima entre os profissionais na empresa, mas não fazem nada para criar essa boa energia. Querem ter dinheiro, mas esquecem de poupar.

Lembre-se: o mundo corporativo não premia o pensamento, mas sim a ação. De nada adianta você dizer que sabe de algo. Se não colocar em prática, jamais irá colher bons resultados.

Saber e não fazer é como não saber

Em todos os meus trabalhos com treinamentos e palestras, peço para levantar a mão quem trabalha com pessoas tidas como de difícil relacionamento. Todos erguem seus braços. Quando pergunto: “Quem daqui é essa pessoa de difícil relacionamento?”, é raro alguém levantar, reconhecendo suas limitações.

Até hoje não fui apresentada a esse profissional de difícil relacionamento. Assim como nunca encontro o fofoqueiro nas empresas. Todos sofrem com eles no dia a dia, mas será que essa pessoa “do mal” é sempre o outro? Nunca somos nós?

O profissional difícil fica sempre na defensiva, é reativo, tem baixo nível de autoconhecimento. Qualquer um, em um momento de incerteza, pode se tornar um profissional assim.

O objetivo desse artigo é despertar em você a autorreflexão sobre como tem tratado sua vida pessoal e profissional, sobre como você se projeta na sua empresa.

Coloque suas ideias em ação. Apresente e colecione bons resultados. Pare de gastar seu tempo procurando desculpas sobre por que não foi feito.

Os profissionais de sucesso compreendem que é inútil apenas desejar que um dia seja diferente. Melhore suas tarefas no trabalho, em vez de lamentar cada dia. Cada um de nós deve tornar cada dia o mais especial possível.

Por mais simples que pareça, colocar em prática todas as suas boas ideias pode fazer uma diferença substancial na postura que assume no trabalho, ou em toda a sua vida.

Se você despertar todos os dias da semana com essa atitude, pensando: “vou tornar este dia o mais positivo e maravilhoso que puder”, ficará surpreso com a redução do seu nível de estresse. Essa simples mudança de atitude é extremamente valiosa para alcançar vivências mais positivas, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe!