IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Está de saco cheio do trabalho? Cuidado para não chutar o balde errado

iStock
Imagem: iStock

Daniela do Lago

15/07/2017 04h00

Sim, hoje eu estou de saco cheio do trabalho!

Saco cheio da cara das pessoas aqui, de ter que falar com meu chefe, da pressão para faturamento no final do mês, daquele relatório chato que tenho que fazer (às vezes tenho impressão de que ninguém o lê), das propostas que tenho que enviar para cliente, das interrupções, do falatório na área do café, do blablablá e reclamação que ouço todos os dias do meu colega, de participar de reunião que nem deveria estar presente... Simplesmente estou de saco cheio disso tudo aqui!

Se eu ganhasse na Mega-Sena, largaria tudo, sairia de fininho dessa empresa e nunca mais voltaria. Estaria livre dessa tortura!

Você já se viu em momentos assim? Já disse algo parecido? Se sim, bem vindo ao clube! E parece que nesses últimos dias esse tipo de angústia está mais presente na vida de muitos profissionais que atendo. Talvez seja pelo fato de, especificamente hoje, estar sentindo a mesma coisa sobre meus resultados profissionais. Pois é, nem tudo caminha na velocidade que esperamos.

É normal às vezes ficarmos de saco cheio da vida, mas a boa-nova é que nem tudo está perdido e sempre é preciso ter uma perspectiva diferente para não chutarmos o balde errado.

Às vezes estamos com problemas em outras áreas de nossas vidas e temos tendência de descontar no trabalho; afinal é lá que passamos maior parte do nosso precioso tempo.

Papo, distanciamento e ‘pensamento comprido’ ajudam

Olhe a situação de fora: parece clichê, mas funciona. Para você não ir na direção desse estresse total, é necessário separar as coisas.

Importante que faça uma checagem para identificar o ponto certo desse desconforto: como está sua saúde? Seu cuidado com você mesmo? Como estão as coisas em casa? Com vai sua família? Como está seu relacionamento? Sua parte intelectual? Espiritual? E suas contas? Importante se organizar para poder identificar o ponto exato de mudança.

Pense comprido! Essa expressão esquisita que uso diariamente nos meus processos de coaching nos remete a pensar a longo prazo sobre sua carreira. O que realmente espera alcançar de sua carreira no futuro? Às vezes o que você vivencia hoje é só um obstáculo necessário para que alcance o que realmente deseja no futuro.

Muitos profissionais se sentem decepcionados, com medo, raiva, desconfiados e cansados do trabalho, mas isso não é motivo para desistir de seus planos. É momento de buscar lá no fundo, dentro de você, aquela força que tem (e que até já ajudou muito no passado) como combustível para erguê-lo.

Conversar ajuda: procure amigo fora do ambiente de trabalho para pedir um conselho ou para que, simplesmente, o ouça sem julgar. Se tiver recursos financeiros, pague sessão de terapia para ter uma escuta profissional. O simples fato de falar ajuda a organizar as ideias e a clarear os próximos passos.

A vida na era ‘facebookiana’

Se identificar que realmente o saco cheio é por causa do trabalho, então busque ajuda de um mentor ou de um coach para seu desenvolvimento, antes de tomar qualquer atitude. Os processos de coaching e de mentoria são fundamentais para traçar plano de ação e corrigir rumos de sua carreira.

Às vezes é só um dia ruim: todos nós temos dias bons e dias ruins, aceite. Acontece que vivemos numa sociedade que julga negativamente as pessoas que não estão bem emocionalmente.

Vivemos numa era “facebookiana” perigosa, em que parece que todos estão sempre numa boa, enquanto estamos nos lascando com dilemas internos. Cuidado com as comparações. São inúteis e só trazem mais angústia para você. Afinal, a grama do vizinho nem sempre é mais verde que a sua!

Aquela máxima de um dia após o outro também é verdadeira. Descansar e dormir com a questão pode ser um santo remédio para tomar a melhor decisão.

Fique forte e seja o melhor que puder ser para chutar o balde certo em sua vida.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a comportamento no trabalho?
Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

instagram @danieladolago
facebook: treinamentos Daniela do Lago