IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

O trabalho é um inferno? A culpa pode ser sua por não fazer nada para mudar

iStock
Imagem: iStock

Daniela do Lago

23/09/2017 04h00

Muitas vezes quando as coisas vão mal no trabalho, nossa mente busca um refúgio na imaginação, vislumbrando uma realidade diferente da atual. Vamos pensar pouco sobre esse comportamento: por que muitos profissionais não conseguem viver suas vidas da forma como gostariam?

Existem várias respostas para essa pergunta: muitas vezes não conseguimos o que tínhamos sonhado para nossas carreiras devido às circunstâncias e “tombos” da vida, por desistirmos perante uma dificuldade, pelo fato de abrirmos mão dos nossos sonhos pelos filhos, por falta de oportunidades ou até pela péssima economia do país. Mas isso não é desculpa para viver num inferno todos os dias.

Pense sobre seu trabalho atual e o que gostaria que fosse diferente? Vamos lá, faça esse exercício para identificar especificamente o que deseja mudar e o mais importante: o que não mudaria? Com certeza existe algo em seu trabalho atual que não mudaria! Essa simples mudança de foco para observar o que não mudaria no seu dia a dia na empresa faz com que valorize as coisas boas que já possui no trabalho e isso poderá ajudá-lo a enfrentar os momentos profissionais difíceis.

Observo muitos profissionais que só reclamam de seus trabalhos, mas não fazem nada no dia a dia para mudar essa situação. Reclamam por ter coisas inacabadas em suas vidas para as quais sempre dão uma desculpa, por não assumir a responsabilidade.

Se você entende que está apenas sobrevivendo e não vivendo, tem algo errado: o que faria para mudar esse padrão?

Se tivesse apenas alguns meses para viver, muito provavelmente você gostaria de rever sua vida e examinar seu caráter. Com certeza, faria tudo o que pudesse para aprender com os erros do passado, eliminar as marcas adquiridas e viver o restante dos dias em paz. Desejaria que sua vida fosse íntegra e completa, não dividida e fragmentada como parece ficar quando passamos por problemas e nos contentamos com menos que aquilo que fomos criados. Viveria com liberdade e entusiasmo, sentindo-se plenamente vivo, almejaria viver com integridade.

Integridade é o oposto da imagem. Integridade é quando sua vida particular se encaixa com sua imagem pública e profissional.

Um trabalho é só um trabalho, não é sua vida! É uma boa parte dela sim, é através do trabalho que conseguimos contribuir com uma causa, desenvolver nossas habilidades e talentos e, claro, através do trabalho que temos o retorno financeiro para conseguirmos ter acesso à educação, saúde, segurança, lazer etc...

Quem ou o que está no controle de sua vida? Tome as rédeas de sua vida e de sua carreira! Liste quais ações precisam ser tomadas para solucionar o problema no trabalho que o aflige hoje. Como agir diferente de como você costuma?

Por mais complicada e difícil que sua vida esteja atualmente, nem tudo está perdido. Você sempre pode escolher como reagir a isso tudo. De nada adianta fugir da realidade imaginando trabalhos fictícios e uma vida de ilusão, a realidade continuará lá. Ela não muda, se você não mudá-la!

Que você tenha força e confiança para mudar sua vida profissional e, se necessário, recomeçar.

Gostou do artigo? Útil para alguém? Então compartilhe! Quer saber mais sobre assuntos relacionados a comportamento no trabalho? Siga-me nas redes sociais nas quais sempre compartilho e posto conteúdo e materiais sobre temáticas de gestão de pessoas.

Instagram @danieladolago
Facebook - treinamentos Daniela do Lago