IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Dicas para falar com objetividade

Getty Images
Imagem: Getty Images

13/10/2009 11h05

Falar com objetividade significa falar tudo o que precisamos, conquistando o que desejamos no menor tempo possível. As dicas mais importantes para você falar com objetividade são:

1 - Delimite o assunto

De maneira geral, os assuntos são abrangentes e compostos de diversos aspectos. Por isso, para ser objetivo é importante que você saiba que aspecto é mais relevante para a exposição que deseja fazer.

2 - Selecione os argumentos importantes

Para ser objetivo é preciso incluir apenas os argumentos mais relevantes, deixando de lado aqueles que considerar frágeis ou inconsistentes.

3 - Não repita argumento

Por mais importante que seja o argumento reprima o ímpeto de repeti-lo muitas vezes. Além de correr o risco de enfraquecer a linha de argumentação você poderá ser visto como prolixo.

4 - Conte qual é o assunto

Revele qual o assunto e o resultado da sua exposição logo no início. Para parecer objetivo você não pode ficar com segredinhos para a platéia - quanto antes contar sobre as conclusões que vai chegar melhor.

5 - Esclareça qual o problema que pretende solucionar

Em uma ou duas frases será possível informar de forma compreensível qual o problema que será objeto de resolução. Se os ouvintes estiverem ouvindo o assunto pela primeira vez, talvez, haja necessidade de um rápido histórico.

6 - Apresente a solução

Sem repetir o problema já levantado apresente a solução. Neste momento evite divagar, seja direto com os argumentos.

7 - Use ilustração

Se precisar esclarecer a solução apresentada use ilustração. Evite, entretanto, fábulas e parábolas, prefira histórias concretas, da própria vida corporativa. Elas servem como argumento e dão ideia de objetividade.

8 - Seja breve na introdução

Agradecer a presença das pessoas ou ao convite que recebeu para falar é uma maneira simples e eficiente para iniciar. Como você precisa passar a ideia de que será objetivo, diga logo no início também que será rápido em suas explanações.

9 - Seja mais breve ainda na conclusão

Depois de completada a apresentação não volte aos pontos já abordados, parta imediatamente para a conclusão. Uma ótima expressão para concluir é: "eu espero que...". A partir daí você poderá pedir a reflexão ou ação dos ouvintes.

10 - Pareça objetivo

Ser objetivo é importante, mas parecer objetivo, talvez, ajude ainda mais. Por isso, não se preocupe só em falar pouco, tenha a preocupação de conseguir tudo o que deseja no menor tempo possível. Mesmo que para isso precise falar um pouco mais.

Superdicas da semana

  • Conte logo no início o resultado da sua apresentação
  • Use histórias verdadeiras da vida corporativa para ilustrar
  • Logo no início prometa ser breve. E procure cumprir essa promessa
  • Seja breve, mas não encerre apenas porque falou pouco. Conquiste o que deseja

Livros de minha autoria que tratam desse tema: "Como falar corretamente e sem inibições", "Assim é que se fala", "A influência da emoção do orador" e "Superdicas para falar bem" (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva

Não adianta falar difícil se seu público não compreende nada

UOL Notícias