IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reinaldo Polito

Eu não preciso fazer curso de oratória

30/12/2013 12h31

Hoje quase ninguém põe em dúvida a importância de saber falar bem em público. À medida que as pessoas crescem na carreira mais percebem a necessidade de aprimorar a comunicação. Embora essa realidade seja evidente, alguns ainda possuem ideia distorcida do que seja o aprendizado da oratória.

Pensam que essa competência é apenas um dom natural, que nasce com alguns privilegiados. Por esse motivo não procuram se aprimorar e, muitas vezes, por terem comunicação deficiente perdem excelentes oportunidades para progredir. Não enfrentam as situações em que precisam falar em público.

Há ainda aqueles que imaginam já estarem prontos e que não teriam mais nada a aprender. Outros têm ideia enviesada, acham que só deve procurar ajuda quem tem problema básico de comunicação. Dizem, por exemplo: - ah, mas eu não tenho medo de falar em público. Por que, então, frequentar um curso?

E quem disse que só frequenta curso de oratória aquele que tem medo de falar?! Esse é um motivo importante, mas não é o único. Há outros até mais relevantes que trazem ao curso de Expressão Verbal um número enorme de participantes. Algumas pessoas admiradas pela facilidade de falar em público se submeteram a intenso aprendizado.

Só para mencionar alguns motivos que levam as pessoas a buscar aperfeiçoamento. Você sabe como avaliar as características predominantes da plateia e as aspirações dos ouvintes? Sabe como a partir dessa avaliação estruturar de maneira lógica e eficiente a sequência de uma apresentação?

Sabe como eleger a técnica mais apropriada para que o resultado do discurso seja ainda mais bem-sucedido? Sabe qual o limite da interpretação, de tal maneira que seja possível envolver o público sem comprometer a naturalidade? Sabe em que ordem deve expor os argumentos? E como refutar as objeções?

Sabe em que momento a pausa mais longa pode ser mais expressiva? E em que momento ela chega a ser um risco para o ritmo da apresentação? Tem consciência de como se movimentar diante dos ouvintes. Conhece as melhores técnicas de improvisação? E qual a importância e os limites do humor?

Pois é, o assunto é mais complexo do que possa parecer. E mais importante do que alguns imaginam. Não se concebe hoje um profissional que atinja a alta gerência ou desenvolva atividade liberal relevante que não tenha domínio dos fundamentos básicos da arte de falar em público. E mais, esse é um aprendizado que não termina nunca.

A cada dia será possível descobrir como encontrar caminhos mais curtos e eficientes, explorar melhor as próprias características, escolher o tipo de recurso mais adequado a uma ou outra apresentação. Enfim, um conhecimento que fará você ser cada vez mais um profissional competente e uma pessoa mais agradável e bem relacionada. 

SUPERDICAS DA SEMANA

- Faça um bom curso de oratória
- Se não puder frequentar um curso agora, leia um livro sobre o assunto
- Aprenda cada dia mais a falar bem. Será uma chave para fazer o que desejar
- Analise as pessoas que se deram bem na vida. Quase todas falam muito bem

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: "Como falar corretamente e sem inibições", "Superdicas para falar bem", "Assim é que se fala", "Oratória para advogados e estudantes de direito", publicados pela Editora Saraiva