IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Fique pronto para falar bem em 15 minutos

21/01/2014 06h00

Imagine que na última hora você tenha de falar em público e não sabe por onde começar. Aqui está um roteiro simples e rápido de três passos para preparar uma boa apresentação em apenas quinze minutos.

1 - Saiba qual o tema e motivo do evento

Identifique de maneira clara qual o motivo do evento e o assunto que será tratado. Para ter resposta a essa questão, reflita sobre os motivos que levaram as pessoas àquele encontro e qual o tema principal a ser abordado.

2 – Descubra os problemas e as soluções propostas

Quase sempre as apresentações são feitas para propor soluções a determinados problemas. Esse é o alicerce da apresentação. Tudo deverá girar em torno dos problemas e das soluções. Se, eventualmente, o objetivo for discorrer sobre uma novidade, analise como foi o histórico do assunto até chegar a esse momento presente. Ao atender a esses dois pontos sua apresentação estará pronta.

3 – Estabeleça a ordem da sua apresentação

Sua apresentação já está pronta, faltam apenas os detalhes. E um dos mais importantes é saber a sequência lógica da exposição. Vamos a ela:

A – Cumprimente os ouvintes

De maneira geral “Senhoras e senhores” em casos mais formais e “Olá, pessoal” nas situações mais informais serão suficientes.

B – Faça a introdução

Nada complicado. Faça comentários simples sobre o evento. Pode ser uma referência a uma reunião anterior, aos planos que fizeram no último encontro, ou algum ponto associado ao público ou a algum ouvinte importante. Se tiver uma história “na manga” que possa ser associada ao evento, lance mão dela.

C – Conte qual é o assunto

Em uma frase ou duas conte qual o assunto que será desenvolvido. Essa tarefa será simples, pois você já refletiu sobre esse aspecto da apresentação antes de começar a falar.

D – Revele o problema

Conte aos ouvintes qual o problema para o qual pretende apresentar soluções.

E – Apresente a solução

Depois de deixar claro qual o problema, agora chegou o momento de apresentar a solução. Lembre-se de que se fez um histórico, agora vai falar do presente.

Cabem aqui os argumentos, como estatísticas, pesquisas e exemplos.

F – Conte uma história

Não é uma obrigação, mas uma boa história, ligada diretamente ao assunto, além servir como ilustração e facilitar o entendimento do ouvinte torna a apresentação mais arejada e interessante.

G – Refute as objeções

Nem sempre os ouvintes terão objeções, mas se sentir que existe ou poderá existir algum tipo de resistência, defenda seus argumentos.

H – Conclua

Depois de ter cumprido todas as etapas chegou o momento de concluir. A maneira mais simples de cumprir essa tarefa é pedir para que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com a mensagem.

Parece incrível, mas em menos de quinze minutos você estará pronto para fazer a apresentação.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Antes de começar a falar, saiba qual é o assunto e o objetivo do evento
- Cumprimente os ouvintes de acordo com a formalidade da circunstância
- Conte qual é o assunto
- Esclareça qual é o problema
- Apresente a solução, conte uma história e refute as objeções
- Conclua pedindo a reflexão ou ação dos ouvintes

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: "Assim é que se fala", "Como falar corretamente e sem inibições" e "Superdicas para falar bem", publicados pela Editora Saraiva