IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Escrever um texto faz você pesquisar e aumentar o conhecimento sobre o tema

Getty Images
Imagem: Getty Images

27/05/2014 06h00

Vale a pena escrever. Principalmente se for para você mesmo. Escrevi textos que me deram muito prazer, me ensinaram o que jamais pensei aprender e que nunca foram publicados.  Também conheço pessoas que dedicaram uma vida escrevendo sabendo que seus escritos não seriam publicados, e se realizaram mesmo assim.

Ora, por que escrever se o texto não será publicado e dormirá anônimo no fundo da gaveta, ou na pasta quase perdida do computador? Simples. Quem escreve é forçado a refletir, a pesquisar e a organizar o pensamento. Para escrever você será obrigado a disciplinar o conhecimento, a estruturar o raciocínio e a aprofundar informações que repousam preguiçosas na superfície da mente.

Pense bem, suas redações escolares nunca foram publicadas. Foram textos produzidos para apenas um leitor, mas foi com eles que aprendeu a escrever. De maneira geral quem aprende a escrever desenvolve excelente capacidade de comunicação. Passa a concatenar rapidamente o raciocínio com começo, meio e fim. Ao escrever você mostra a você mesmo o que aprendeu ou não sobre determinado assunto.

Algumas pessoas escrevem com a cabeça nas listas dos livros mais vendidos. Aspiram tornar-se best seller e com noite de autógrafos para o lançamento da obra com fila que sai da livraria e dobra a esquina. Nada contra quem sonha alto. Sabemos que as grandes realizações começaram com sonhos que pareciam quase irrealizáveis.

Julgo, entretanto, que quem escreve deve antes pensar em si próprio. Nos benefícios que teria com a própria empreitada. Se publicar o que escreveu, ótimo. Se vender, melhor ainda. Se entrar para as listas dos mais vendidos, motivo para se beliscar. Se, todavia, nada disso ocorrer, deve ficar feliz por ter se empenhado numa tarefa que o fez crescer e se aperfeiçoar.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Quem aprende a escrever bem quase sempre fala melhor
- Escreva para aprender a pensar e organizar o raciocínio
- Escreva da melhor maneira que puder, mesmo que o texto não seja publicado
- Depois de escrever você não será o mesmo

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: “O que a vida me ensinou”, “Assim é que se fala” e “Como falar corretamente e sem inibições”, publicados pela Editora Saraiva.