IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Receita para uma carreira bem-sucedida

Getty Images
Imagem: Getty Images

15/07/2014 11h58

Nas últimas três décadas tenho treinado os mais bem-sucedidos executivos para falar em público com segurança e eficiência. São presidentes, vice-presidentes e diretores de grandes organizações multinacionais que chegaram ao topo de suas carreiras. O ápice para o profissional.

Mesmo tendo conquistado tanto sabem que para permanecerem no topo e irem ainda mais além precisam saber se expressar de maneira competente. Converso com eles e procuro saber o que ocorreu para que chegassem tão longe. De maneira geral a explicação está nesta receita para que você também possa ter uma carreira bem-sucedida.

O sucesso de uma carreira é um sonho que precisa ser bem cultivado. A realização desse sonho depende de vocação, preparo, oportunidade, sorte e muita dedicação. A oportunidade talvez não seja percebida se não houver preparo. A sorte só mostrará sua face diante da oportunidade. A dedicação só será produtiva se a sorte indicar o caminho certo.

Independentemente do estágio em que esteja na carreira, é preciso avaliar cada um desses ingredientes e de maneira até obstinada traçar os objetivos para que seja bem-sucedido como profissional. São questões isoladas, mas que atuam de forma interdependente no sucesso da sua atividade.

A vocação deve ser considerada independentemente da remuneração ou de conquistas imediatistas. Fazer o que gosta, ou no mínimo gostar do que faz é a primeira e das mais importantes bases para que o profissional seja vitorioso. Desenvolver uma atividade só por que é rentável ou proporciona prestígio social pode ser um erro estratégico e, talvez, leve a um futuro de frustrações.

O preparo é essencial, seja qual for o objetivo que queira traçar para sua carreira. As oportunidades surgem ao longo da vida. Para alguns em maior quantidade, para outros nem tanto. Há casos em que apenas uma ou duas chances boas aparecem em todo o percurso da carreira. Se você não estiver capacitado para aproveitar esse momento, talvez nunca mais tenha outra oportunidade.

Uma boa dose de sorte ajuda. De nada adiantará ter vocação e estar preparado se a oportunidade não surgir. Por outro lado, nem sempre você poderá prever quando e como as portas se abrirão para a sua carreira, e quando elas se escancararem é preciso estar pronto para seguir em frente. Por isso, fazer o que gosta, cultivando sua vocação, e estar pronto para as oportunidades é a chave para ser bem-sucedido.

A conclusão é evidente. Todo esse caminho só pode ser percorrido com muita dedicação, vigilância e trabalho. Esse empenho será possível se você escolher a careira certa, se preparar para exercê-la com competência, ficar atento às oportunidades e torcer para que a sorte bata à sua porta. Reflita como está sua carreira hoje e o que pode fazer já para ser ainda mais bem-sucedido.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Esteja sempre muito bem-preparado para as oportunidades profissionais
- Estabeleça seu objetivo e avalie as capacitações que ainda precisa desenvolver
- Você terá mais chances de ser feliz sem ganhar tanto, mas fazendo o que gosta
- Se gostar do que faz, é quase certo que será bem-remunerado na sua atividade

Livros de minha autoria que podem ajudar na reflexão desse tema: “O que a vida me ensinou” e “Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas”, publicados pela Editora Saraiva, também no formato digital.