IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reinaldo Polito

Balão de gás melhora o som de um show? Dica de Eduardo Araújo e Ray Conniff

03/02/2015 06h00Atualizada em 12/05/2015 18h19

Dois fatores são fundamentais para o sucesso de uma apresentação: boa noite de sono e retorno do som. Se você dormir mal, poderá falar com voz cansada, debilitada e não explorar o aparelho fonador na sua plenitude. Correrá o risco de apresentar falta de sincronismo fono-respiratório - começar a falar quando ainda está inspirando, ou continuar a falar quando estiver quase sem ar.

Se você não tiver bom retorno do som, não ouvirá bem a própria voz e se obrigará a falar mais alto do que deveria. Terá a impressão de que precisará aumentar cada vez mais o volume para que a voz seja audível aos ouvintes localizados no fundo da sala. Provavelmente ficará rouco.

Nem sempre, entretanto, será possível dormir bem antes de falar, nem contar com salas com boa acústica, que proporcionem retorno adequado. No primeiro caso, se não puder dormir bem, pelo menos procure descansar da melhor maneira que puder para que a voz tenha mais consistência.

Para ter retorno de melhor qualidade procure chegar antes ao local da apresentação e estudar o ambiente. Às vezes o fato de girar um pouco a caixa de som para a direção do palco pode resolver. Se não puder chegar com antecedência, oriente alguém de sua confiança para cuidar desse detalhe.

Se tiver de falar sem microfone em uma sala de reunião, avalie o melhor local para se posicionar. Trocar o lado de onde deveria falar, em muitos casos pode ser uma boa solução. Como não fica bem fazer teste de som nos ambientes corporativos, posicione-se em diferentes locais e teste a acústica falando como se estive conversando naturalmente com as pessoas presentes.

Em certas circunstâncias a acústica da sala apresenta outro tipo de problema que pode ser ainda mais prejudicial que a falta de retorno – excesso de reverberação. Aparentemente não dá para contornar esse inconveniente. Pois não é que aprendi um “macete” genial com o cantor Eduardo Araújo?

Na semana passada fui convidado pelo meu amigo Oswaldo Marchesi, dono da agência Grafite para o almoço de lançamento do DVD comemorativo dos 50 anos de carreira de Eduardo Araújo. Estavam presentes também dois outros expoentes da comunicação, o palestrante Cesar Romão e o cantor Ângelo Máximo.

O DVD de Eduardo Araujo foi muito bem produzido. A embalagem é de muito bom gosto, ilustrada com fotos que parecem imagens vivas, clicadas por Fábio Nunes e Rosa Marcondes. Os convidados de Eduardo Araújo são estrelas de primeira grandeza, como Victor & Leo, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Marcelo Viola, Landau e Tadeu Franco.

A conversa girou o tempo todo em torno da música e do mundo espetacular das apresentações. Eduardo contou da emoção que sentiu ao se encontrar com o rei do baião Luiz Gonzaga, que saiu lá do Nordeste e atravessou de carro todo o país apenas para conhecer sua mãe, Dona Maria Araújo.

Disse que quando Gonzagão soube que Dona Maria Araújo, a maior criadora do país de jumento pêga, era sua mãe quis porque quis ir até a Fazenda Aliança, no Vale do Jequitinhonha (MG), para conversar com aquela senhora de mais de 90 anos de idade.

Depois daquela longa viagem, ao chegar à fazenda, em vez de descansar, Luiz Gonzaga pediu uma sanfona e fez serenata para homenagear a mãe de Eduardo. O astro da Jovem Guarda não acreditava que seu grande ídolo estava ali cantando e tocando para sua mãe.

Ao relatar fatos curiosos da sua carreira de cantor, Eduardo comentou que certa vez ao conversar com Ray Conniff, que tinha vindo ao Brasil para realizar várias apresentações, discutiu sobre um problema comum nos shows que fazia – a acústica sofrível de algumas salas.

A grande estrela internacional disse que já havia superado esse obstáculo com facilidade. Ray Conniff contou que para eliminar a reverberação defeituosa pedia que soltassem em diversos cantos da sala balões de gás, desses usados em festas de crianças. A borracha dos balões grudados no teto amortecia o som e proporcionava excelente acústica.

Pois é, tão simples, tão barato e tão eficiente. Uma dica que além de criar uma atmosfera de festa e alegria pode ajudar a resolver o problema de acústica para melhorar o som das bandas, cantores e palestrantes.

SUPERDICAS DA SEMANA

- Procure ter uma boa noite de sono antes de falar em público
- Prepare o ambiente para que tenha um bom retorno do som da sua voz
- Preste atenção nas dicas de pessoas acostumadas a falar em público
- Problemas complicados de comunicação podem ter soluções simples

Livros de minha autoria que podem ajudar na reflexão desse tema: “Assim é que se fala”, Como falar corretamente e sem inibições”, “Superdicas para falar bem” e “As melhores decisões não seguem a maioria””, publicados pela Editora Saraiva.