IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reinaldo Polito

Até os feios ficam mais bonitos quando falam bem

16/09/2015 06h00

O grande poeta brasileiro Guilherme de Almeida deu aval a uma afirmação muito curiosa: quem fala bem deixa até de ser feio. Essa chancela inusitada me chegou às mãos por um caminho curioso: nas páginas de um livro de oratória que pertencera ao poeta. A obra está repleta de passagens sublinhadas por ele.

O livro escrito pelos franceses Paul C. Jagot e J. C. Noguin foi traduzido para o espanhol e impresso na Argentina em 1943, com o título de “El Arte de Hablar Bien”. Todos os capítulos têm anotações feitas a lápis por Guilherme de Almeida. Algumas delas sugerindo que certos conceitos deveriam ser lidos várias vezes.

Uma das frases destacadas pelo poeta que me chamou a atenção foi: “Os piores defeitos físicos perdem muito do seu caráter repulsivo naqueles que falam de maneira encantadora”.

Será mesmo que até defeitos físicos, que comprometem a beleza, podem ser atenuados pela boa qualidade da comunicação?

Eu me lembrei de um exemplo que pode dar sustentação a essa teoria. Conheci em Araraquara, no interior de São Paulo, um rapaz que ficaria no fim de qualquer fila de pessoas bonitas. Ele era baixinho, mirradinho, narigudo e tinha cabelos espetados, que mais pareciam arame farpado. Vestia sempre a mesma calça jeans e uma camiseta branca.

Para piorar um pouco mais o quadro desse rapaz, é importante ressaltar ainda que ele pertencia a uma família de poucas posses econômicas, de condição financeira apenas remediada. Uma qualidade, porém, ele possuía --uma conversa tão cativante e sedutora que lhe rendeu o apelido de Bico Doce.

Era raro encontrar o Bico Doce sozinho. Invariavelmente ele desfilava acompanhado das meninas mais cobiçadas da cidade. Com uma ponta de inveja, o comentário das pessoas também não variava: o que será que uma garota tão deslumbrante e cortejada viu num cara como o Bico Doce?

Bico Doce era encantador. De prosa fácil, natural e envolvente, encantava a todos que o conheciam. Discorria sobre os mais variados temas. Sem afetação, descortinava sempre um leve e verdadeiro sorriso, ouvia com atenção e usava com sutileza e inteligência a presença de espírito. Sua conversa era irresistível.

Aí você questiona: mas como fica a frase imortal do outro grande poeta brasileiro, Vinícius de Moraes, “as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”? Sei não se o poetinha pensava mesmo assim. Afinal, ele também viveu rodeado de mulheres, e não era lá um Adônis. Sem não nos esquecermos também de um clássico da literatura francesa, Cyrano de Bergerac, um eterno Bico Doce, escrito por Edmond Rostand.

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: "Assim é que se fala", "Como falar corretamente e sem inibições", "Oratória para advogados e estudantes de direito", "Superdicas para falar bem", "Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas" e "As melhores decisões não seguem a maioria", publicados pela Editora Saraiva.

Para outras dicas de comunicação, entre no meu site (link encurtado: http://zip.net/bcrS07)
Escolha um curso adequado as suas necessidades (link encurtado: http://zip.net/bnrS3m)