IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reinaldo Polito

"Era o que tinha a dizer": veja jeitos melhores de encerrar apresentações

06/10/2015 06h00

Uma boa conclusão não salva uma apresentação ruim. Uma conclusão ruim, entretanto, pode prejudicar uma boa apresentação. Por isso capriche sempre na conclusão dos seus discursos. Saiba bem que mensagem irá deixar no final. Avalie se pedirá que os ouvintes apenas reflitam ou ajam de acordo com as suas propostas ou sugestões.

Por que reflitam ou ajam? Pelo simples fato de que nem sempre será possível pedir a ação dos ouvintes. Se, por exemplo, você apresentar um projeto que exigirá investimentos vultosos, não poderá pretender que as pessoas tomem a decisão logo após sua exposição. Será mais adequado que peça a elas que pensem, que ponderem, que reflitam sobre sua proposta.

Se, por outro lado, a proposta não envolver tantos recursos e não provocar riscos mais relevantes, aí sim poderá pedir que tomem a decisão imediatamente. Tudo dependerá, portanto, da importância do negócio que esteja sendo discutido e da autonomia do grupo que avalia suas sugestões.

Se no final de uma apresentação você encerrar com um inconsistente “era isso o que eu tinha para dizer, muito obrigado”, talvez esteja perdendo uma boa oportunidade de levar os ouvintes à reflexão ou à ação.  Não que esse tipo de conclusão venha necessariamente arruinar a apresentação, mas poderá diminuir as chances de um resultado positivo.

Há casos ainda em que encerrar com “era isso o que eu tinha para dizer” pode ser bastante significativo e eficiente. Por exemplo, se depois de expor os planos de gestão, o presidente do conselho de uma organização encerrar com uma frase semelhante a essa, talvez esteja usando seu poder para informar que nada mais poderia ser acrescentado à sua proposta. São situações raras.

Se você tiver dúvida sobre o que dizer no final, poderá repetir a essência da mensagem que acabou de apresentar, apenas usando um tom de voz que indique estar finalizando sua exposição. Poderá ainda dar sua opinião sobre o tema que acabou de expor. Esses dois recursos são excelentes e podem valorizar a apresentação.

Se, ao chegar no final, perceber algum tipo de inconsistência, para não encerrar de uma maneira vazia, use algumas das seguintes palavras ou expressões: “portanto”, “assim sendo”, “dessa forma”, “com isso”, “assim, espero que”. Elas levarão naturalmente a uma conclusão mais adequada. São recursos que não salvarão uma apresentação de má qualidade, mas poderão dar ainda mais brilho a uma boa fala.

Superdicas da semana:

  • Saiba sempre o que irá dizer no final
  • Se sentir necessidade, mude o final de acordo com o andamento do discurso
  • Se não souber como encerrar, poderá dar sua opinião sobre o assunto
  • Se tiver dúvida do que dizer no final, poderá repetir a essência da mensagem transmitida

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse assunto: "Assim é que se fala", "Como falar corretamente e sem inibições", "Oratória para advogados e estudantes de direito", "Superdicas para falar bem", "Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas" e "As melhores decisões não seguem a maioria", publicados pela Editora Saraiva.

Para outras dicas de comunicação, entre no meu site (link encurtado: http://zip.net/bcrS07)
Escolha um curso adequado as suas necessidades (link encurtado: http://zip.net/bnrS3m)

Siga no Instagram: reinaldo_polito