IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Catilinárias são exemplo de como falar bem pode mudar a história de um país

15/12/2015 18h45

Nesta terça-feira (15) não se fala em outro assunto no Brasil que não seja a Operação Catilinárias, deflagrada pela Polícia Federal, em nova fase da Operação Lava Jato. Jornalistas e comentaristas políticos se apressaram em dar informações sobre o significado desse termo. Muita gente agora sabe que foram os quatro discursos proferidos por Cícero em 63 a. C. contra Catilina.

Cícero, ao lado de Demóstenes, foi um dos maiores oradores da antiguidade. Nascido no ano 106 a.C., estudou oratória desde os 10 anos. Aos 14, já frequentava a escola do retor Plócio. Aos 16, dava os primeiros voos oratórios, depois de observar os grandes tribunos que se enfrentavam nas assembleias do fórum.

Talvez tenha sido quem mais produziu textos sobre a arte de falar em público. Escreveu “De Oratore”, obra em três livros, que elaborou em forma de diálogos; “Orator”, onde tenta definir o perfil do orador ideal; e “Brutus”, estabelecendo em forma de diálogo a história da arte oratória e dos oradores de Roma.

Escreveu ainda “Oratoriare Partitiones”, uma obra didática, que organiza a divisão sistemática, faz uma classificação da retórica e aborda a invenção. “Tópicos”, uma obra importante e curiosa, já que a escreveu sem nenhum tipo de consulta, apenas com o que a sua memória permitia recordar. E tudo em apenas oito dias, em uma de suas viagens à Grécia.

Apesar de toda sabedoria, inteligência, preparo e competência oratória, Cícero foi também um homem vaidoso e ambicioso. Mudava de posição política de acordo com as conveniências. E teve morte trágica. Depois de morto pelos homens que obedeciam a Marco Antonio, teve as mãos e a cabeça cortadas. Sua língua, símbolo de seus discursos, foi arrancada e exibida ao povo junto com sua mão direita.

Só para recordar. A família de Catilina era nobre e abastada. Com esse poder, Catilina reuniu um grupo de subversivos com o objetivo de destituir o governo republicano. Cícero impediu que essa estratégia de Lúcio Sérgio Catilina se concretizasse, proferindo esses quatro discursos que se denominaram Catilinárias.

A história de Cícero é longa e rica de episódios emocionantes. Ninguém que queira verdadeiramente estudar a arte oratória poderá passar ao largo de seus ensinamentos. Tomara que essa operação da Polícia Federal ajude a resgatar a importância das suas obras e que, a exemplo da sua conquista contra Catilina, possamos ver aqui no Brasil as Catilinárias reescritas, com os culpados pagando pelos crimes que cometeram.

Superdicas da semana

  • Estude as obras de Cícero para aprender a falar em público
  • Leia as Catilinárias para aprimorar o estilo e o poder de argumentação
  • Observe a partir das Catilinárias como é possível mudar posições políticas difíceis
  • Aproveite a oportunidade da leitura das Catilinárias para aprender com outros oradores antigos

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "Como Falar Corretamente e Sem Inibições", publicado pela Editora Saraiva, e "29 Minutos para Falar Bem em Público", publicado pela Editora Sextante.

Para outras dicas de comunicação, entre no meu site (link encurtado: http://zip.net/bcrS07)
Escolha um curso adequado as suas necessidades (link encurtado: http://zip.net/bnrS3m)

Siga no Instagram: @reinaldo_polito