IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tire três lições da vitória de Trump para impulsionar a sua carreira

Damon Winter/ The New York Times
Imagem: Damon Winter/ The New York Times

Roberto Shinyashiki

20/01/2017 04h00

A vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos surpreendeu a todos e pode servir de exemplo para as pessoas que querem alavancar a carreira e ter sucesso na vida profissional.

Eu costumo dizer que temos sempre de ir ao encontro do novo se quisermos crescer permanentemente. Temos de buscar sempre o espaço para mostrar nossa capacidade e crescer na carreira. Sempre é possível.

1. Acredite no sonho

A primeira lição que podemos tirar com a vitória de Trump é acreditar no nosso sonho. Não espere que pessoas ao seu redor vão ajudá-lo. Ao contrário, muitas podem falar para você desistir dos seus sonhos, porque não querem que você sofra ou se decepcione. É preciso ter coragem para bancar o sonho da gente.

2. Saiba se comunicar

Em segundo lugar é preciso ser um palestrante poderoso. Saiba se comunicar e despertar interesse pelo seu objetivo.

Toda vez que discursamos, estamos vendendo algo, e isso precisa despertar o interesse de quem nos ouve. Discurso é palestra, e poucas pessoas têm esse discernimento. Por mais que Trump tivesse muita oposição, ele conseguiu vencer porque sabia se posicionar. Ele fala com muita clareza e tem as ideias muito bem organizadas.

3. Seja claro e firme

O terceiro e último ponto é ter sempre um posicionamento claro e firme. Trump soube dizer quem é, quem agradaria e até mesmo quem contrariaria e o que iria fazer. Diante desse cenário, a falta de posicionamento de Hilary Clinton, candidata derrotada na eleição e que sempre procurou se mostrar uma política clássica, a prejudicou.

Eu também sempre costumo falar sobre a importância de se dedicar à realização de um objetivo, que é você trabalhar pelo menos 12 horas por dia nos primeiros anos para progredir e sacrificar sábados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Se você quiser atingir uma meta especial, terá de estudar no horário em que os outros estão tomando chope. A realização de um sonho depende também de muita dedicação.

Trump bate boca com repórter em coletiva

UOL Notícias