IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Concurso e fila

Getty Images
Imagem: Getty Images

21/05/2014 06h00

A ideia de estabelecer prazo para passar, seja em anos ou em número de concursos ou tentativas é equivocada. Uma boa demonstração disto é observar a natureza.

O bambu chinês, depois de plantado, passa cinco anos sem crescer nenhum centímetro acima do solo. No sexto ano, chega à impressionante altura de 24 metros enquanto, o lógico, seria crescer quatro metros por ano. A natureza segue sua própria lógica e os concursos também.

Um conceito muito interessante e que define bem os concursos foi elaborado pelo professor Fábio Gonçalves e tem tudo a ver com o bambu chinês. Trata-se do conceito da fila.

Quando você começa a estudar para concursos, você entra na fila. Para ficar bem na fila é preciso aprender a estudar, estudar com afinco, fazer questões, simulados, persistir... Enfim, ir criando “calo” de concurseiro.

Nos próximos concursos que aparecerem a partir de hoje, dia em que você está lendo esse artigo, irão passar primeiro aqueles que estão há mais tempo na fila, aqueles que já estão pagando o preço do sucesso há mais tempo. Quem está “escolado” é quem vai passar agora.

Esses caras, superpreparados, que já estão estudando e treinando há um bom tempo, é que vão passar. Se você é um deles, parabéns. Se você ainda não é, temos uma boa notícia: os mais bem preparados vão passar e sair da fila.

Em seguida, virão aqueles que entraram na fila um pouco depois. Se você é um deles, parabéns; se você ainda não é um deles, temos outra boa notícia: esses próximos vão passar daqui a pouco e sair da fila também.

Entendeu? Você não tem que se preocupar com os concorrentes, mas apenas em se manter na fila, pois essa fila anda! Existem milhares de concursos e em todos eles os melhores estão sendo aprovados e chamados.

Se você ainda não está nessa lista é porque ainda não está pronto para sair da terra. Como o bambu chinês, você precisa de mais tempo de preparação. Respeite e aproveite esse tempo e você terá seu cargo.

Se você está se preparando para prestar concursos, está na fila e não consegue ver resultado em seu esforço, você não pode desanimar. Seu cérebro e sua aprendizagem funcionam pelas regras da natureza, aquela regra comentada no início do artigo, aparentemente ilógica.

Os resultados só aparecem depois de um tempo. A semente do conhecimento precisa criar bases fortes, precisa enraizar pelo terreno do seu consciente para, só depois, florescer em provas frondosas.

Agora, é importante fazer uma distinção aqui. Uma coisa é esperar pelos resultados quando você está estudando regularmente e com qualidade, organização e concentração.

Outra coisa, completamente diferente, é aguardar e ansiar por uma boa prova quando você estuda sem cuidado: os resultados, neste caso, nunca vão aparecer.

Para avançar na fila e/ou para ver seu conhecimento brotando você não pode ficar parado. Você tem de ir atrás de crescer!

Como fazer isso? Esteja atento ao seu sistema de estudo, faça progressos e emendas em suas técnicas e métodos de estudo. Avalie seus resultados (sem pressa). Refaça mais uma vez (isso mesmo, faça, refaça e refaça novamente) exercícios, provas e questões que você errou na prova.

O tempo vai mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, o que você sabe e no que precisa investir mais sua atenção. Aí vão algumas dicas:

Fique na fila!

Enquanto você estiver seguindo as técnicas de organização e planejamento, estudando e treinando e fazendo provas, você estará na fila e verá, aos poucos, seu conhecimento florescer. Se você desanimar e parar de estudar você sai da fila – ou vai para o final.

Portanto, mesmo que tenha que reduzir o ritmo vez ou outra (doença, problemas etc.), procure estar sempre fazendo sua parte e fique na fila. Estar estacionado em uma colocação é sinal de que você precisa analisar o que está errado em sua preparação e, ainda assim, é melhor do que voltar à estaca zero!

Acalme-se!

Existem milhares de vagas. Todos os anos muitos servidores se aposentam, todos os anos novos cargos são criados, servidores são transferidos e prestam novos concursos deixando sua vaga ociosa.

Todos os anos ocorrem inúmeros concursos e os que já estão mais preparados saem da fila diretamente para o serviço público. Faça sua parte, mas com calma e tranqüilidade. Sua hora vai chegar. A ansiedade só vai atrapalhar o processo.

É para frente que se anda!

Se você estiver desanimado, lembre-se do bambu chinês e mire no início da fila. Você não perde ao estudar mais um pouco, ao se preparar mais um pouco, ao investir mais um pouco.