IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ter a quem recorrer

Getty Images
Imagem: Getty Images

19/08/2014 06h00

A função de “guru dos concursos” sempre me colocou em contato com perguntas comuns sobre como se preparar e quais os caminhos para o sucesso nos certames.

Muitos concurseiros me procuram buscando, além disso, consultoria para assuntos ligados a recursos e possíveis medidas legais para seus casos específicos.

Apesar de ter um material especificamente sobre recursos, que elaborei conjuntamente com dois advogados especializados, fatalmente não consigo sanar em definitivo as dúvidas de alguns dado não poder realizar qualquer tipo de consultoria jurídica. Restrições do cargo de juiz.

Para esses concurseiros indico a Andacon (Associação Nacional dos Concurseiros).

A primeira pessoa que me falou sobre uma associação para defesa a apoio aos concursos foi o professor Vicente Paulo, há vários anos. Eu achei a ideia ótima, até porque já vinha desejando unir os concurseiros, e quem mais se interesasse pelo assunto, em torno de alguns pontos essenciais.

Defender e apoiar os concursos ultrapassa, em muito, o interesse individual dos concurseiros e também das pessoas e empresas que elegeram atender a esse público.

A seleção adequada, feita pelo mérito e não por métodos escusos ou pessoais, é a maior garantia de: (1) que qualquer cidadão possa participar da administração pública – o que tem tudo a ver com uma República; e (2) que os cidadãos serão atendidos pelas pessoas mais capazes.

Ao contratar servidores pelo mérito, em seleções públicas e abertas a todos os brasileiros, também diminuímos o espaço para os favores e negociatas por parte dos governantes, os quais sempre são feitos com os bolsos do contribuinte. 

Uma associação capaz de observar todos esses aspectos e, ainda assim, orientar os casos individuais de concurseiros em dúvida seria uma excelente iniciativa.

A Andacon foi a concretização dessa boa iniciativa, que nasceu desses pressupostos e princípios. Ela vem se somar a todos, do concurseiro ao professor, do empresário ao cidadão que acredita no concurso, do governante a organizadores, defendendo uma única ideia: o concurso público.

Sou um entusiasta dos concursos e do serviço público. A Andacon é merecedora de todos os elogios e crédito (e das indicações que faço aos concurseiros), pois veio a lume para se unir a todo o esforço já empreendido em favor dos concursos públicos, de sua lisura, transparência e aperfeiçoamento.

Vem reforçar as esperanças de um país mais justo, pela atuação de servidores competentes, dedicados e probos, escolhidos por mérito e não por qualquer outro meio e cientes de seus deveres e direitos.

A meu ver o serviço público é uma bela carreira e, de tudo o que oferece, a oportunidade de servir ao próximo, sendo remunerado pelo governo, me parece a sua mais sublime característica.

E os concurseiros e demais membros dessa “indústria” precisam ter um local seguro e especializado ao qual recorrer quando em necessidade.

Portanto, a todos os futuros servidores, bem-vindos à Andacon! Aproveitem a oportunidade de compartilhar dúvidas, sugestões e conquistas com outros integrantes dessa grande jornada que é o concurso público.