IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não passou no concurso público? Ouça quem já foi reprovado e tente de novo

23/02/2015 06h00

“E aí, passou?”.

Essa era, sem dúvida, a pergunta da qual eu mais fugia antes de ser aprovado em um concurso pela primeira vez. Eu desviava das pessoas na rua. Já até entrei em prédio só para não ter de responder o doloroso “ainda não”.

Pior ainda era responder para as pessoas das quais não dá para fugir: pai, mãe, tia... Como explicar a reprovação para quem ajudava a custear meus estudos, pagava meu curso e meus livros?

Até me olhar no espelho era complicado, porque parecia que alguém dentro de mim ficava ralhando comigo. Frustração e vergonha. Quase depressão, até. Doía também imaginar ter de começar tudo de novo. 

Ficava feliz por quem passava, mas também sofrendo por me sentir ficando para trás enquanto o mundo andava.

Bem, era assim comigo. E com você?

Não escute quem olha feio para você

Eu sei como está sendo o seu “hoje”, porque ele é igual ao meu “ontem”. E, por isso mesmo, eu sei qual é seu “amanhã”, pois ele é o meu “hoje”. Meu “hoje” começa com orgulho de você.

Criei a matéria “como passar em provas e concursos” e, por isso, me sinto habilitado a dizer que entendo mais do assunto do que seus pais ou vizinhos. Até mesmo mais do que você (ao menos por enquanto).

Não escute nem se apequene por ninguém que olhe feio para você, ok?

Também não pratique "autobullying" . Seus professores no curso - presencial ou online - também são especialistas. São feras no assunto e, sem dúvida alguma, também estão muito orgulhosos de você.

Você foi lá e fez a danada da prova. Simples assim. Venceu o medo. Fez sua parte. Tentou.

Algo deu errado? Claro. Afinal, você não passou. Mas, por favor, veja também quantas coisas deram certo e quantas estão dando certo. Você tem tudo o que precisa para ir lá de novo e passar na próxima vez.

Hoje ninguém me julga por aquele monte de reprovações - e eu tive um monte delas. Hoje só olham as pipocas que explodiram. As pipocas que não explodiram ficaram no fundo da panela do tempo e da vida.

Hoje eu e seus professores estamos “passados”, aprovados e empossados. Você estará assim daqui a um tempo.

Resista à tentação de desistir

Quem fizer o que tem de ser feito estará comemorando uma aprovação daqui a algum tempo. A diferença entre o sonho e a realidade é só a quantidade de tempo e de trabalho necessários. Trabalhar é estudar, treinar, rever e se aperfeiçoar.

Quem não passa é aquele que entra em um processo infinito de autocomiseração e desânimo. Não faça isso.

Faça o contrário: lembre que você já é um vencedor. Apenas ainda não colheu tudo que um vencedor colhe. Boas colheitas levam tempo para acontecer. Se outro colheu rápido, sorte dele, que bom!

Cada um tem seu tempo de germinar e nascer. Vá viver sua vida e sua história. Pare um pouco de pensar nos outros. Cuide de você. Você é sua melhor carta para o jogo da vida e temos que jogar com as cartas que temos na mão.

Há uma tentação de desistir, de chutar tudo para o alto, de concluir que é incapaz. Esqueça isso.

Lamente e chore, mas só para "liberar o fígado". Descanse dois a três dias e volte para os livros.

Refaça a prova, veja o que errou e o que precisa treinar mais. Lembre que você já caminhou parte da estrada, que levou um tombo, mas que eles ensinam a caminhar melhor.

Lembre que você pode. Reprovação é uma vírgula, não uma sentença final. Concurso não se faz para passar, mas até passar. Simples assim.

Hoje você só está diante de uma pipoca que não explodiu. Não a mastigue. Elas são duras.

Invista toda a sua alma e até sua frustração em procurar a pipoca boa. Chore, sofra, mas volte para a mesa de estudos, para o livro, para o curso e para sua história. Celebre com seus amigos que passaram, você vai querer celebração quando chegar a sua hora. E siga em frente.

Faça o que deve ser feito e pague o preço de um futuro diferente e promissor.