IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Você não precisa de dom para passar em concursos, mas de atitude positiva

21/01/2016 06h00

O que, normalmente, separa os concurseiros aprovados dos que ainda estão na fila? O empresário de sucesso daquele que não consegue bons resultados? Você já pensou nisso? É a atitude.

É claro que, de vez em quando, surgem pessoas cujos dons são tão extraordinários a ponto de realizarem coisas com as quais o restante de nós só consegue sonhar. Mas, em geral, quem está no topo é parecido no que se refere ao talento. A vantagem do aprovado está na atitude, não na aptidão. Atitude é o critério para o sucesso e, como grande parte das coisas importantes na vida, não pode ser comprada.

Como afirma o ditado, você não pode escolher o que acontece com você, mas pode escolher o que acontece em você. Algumas coisas na vida escapam ao seu controle. Outras não. Suas atitudes serão o fiel da balança entre um e outro. Essa é a razão por que sua atitude é a sua maior qualidade ou a sua maior deficiência. Ela pode levantá-lo ou derrubá-lo.

Uma atitude positiva é uma qualidade diária em quase todos os sentidos. Ela não só ajuda a resolver problemas pequenos como também fornece um instrumental poderoso que pode ser útil por toda a sua vida, inclusive nos concursos.

Dizem que quando Chesty Puller, da Marinha norte-americana, viu-se cercado de oito divisões inimigas durante a Guerra da Coreia, sua resposta foi: “Tudo bem, eles estão à nossa esquerda. Estão à nossa direita. Estão à nossa frente. Estão atrás de nós – desta vez, eles não podem escapar!”

Na vida, os obstáculos, os desafios, os problemas e os fracassos são inevitáveis. Nas provas também. Reprovações são naturais no rumo à aprovação. Como você vai lidar com elas? Vai desistir? Vai deixar que uma aprovação fora da lista de classificados o desestimule? Ou você vai voltar a fazer o melhor possível, se superar para a próxima prova?

Certa vez, ouvi um conferencista dizer que nenhuma sociedade jamais desenvolveu homens valentes durante tempos de paz. Os momentos da vida em que mais crescemos são aqueles que, a princípio, são os mais difíceis. Quanto melhor sua atitude, maiores as chances de você conseguir superar dificuldades, crescer e seguir em frente. Nos concursos, quanto melhor for sua atitude perante um obstáculo (naturais e inevitáveis) melhor você passará por eles.

Ter uma atitude positiva é como juntar duas palavras aparentemente desconexas e negativas para criar um novo significado, positivo e animador. É da confusão que os problemas causam que podem surgir grandes estadistas, cientistas, autores, empresários e concursados. Todo desafio guarda em si sua cota de oportunidades. A atitude de uma pessoa determina seu modo de lidar tanto com os desafios quanto com as oportunidades e aproveitar o melhor de cada um deles.

Sua atitude influencia seu modo de ver o mundo e sua maneira de abordá-lo. Mantenha, portanto, a cabeça erguida, encare reprovações como oportunidades de rever e melhorar seu estudo e sua preparação.

Bons estudos!

William Douglas fala sobre idade para prestar concursos

UOL Notícias