IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como um quebra-cabeça, concurso pede técnicas para alcançar o sucesso

Yuriko Nakao/Reuters
Imagem: Yuriko Nakao/Reuters

12/02/2017 04h00

Por mais complicada que uma coisa seja, ela pode ser realizada/concretizada desde que treinemos o suficiente para tal. O mesmo vale para a preparação para concursos. Assim, desde que não desistamos, sempre aprenderemos algo novo, acrescentaremos informações e competência para alcançarmos nosso resultado.

Às vezes, no entanto, a tarefa parece enorme e inalcançável, como um quebra-cabeça. E, como para a montagem desses, existem técnicas que podem facilitar muito as coisas para quem está se preparando para estudar. A começar por olhar o todo.

Olhe o todo

Para montar um quebra-cabeça, primeiro, é preciso saber o que se está montando. Para isso é necessário olhar a imagem que será montada. Na preparação, ver o todo também é importante. Você consegue fazê-lo conferindo o sumário da disciplina a ser estudada.

Dessa forma, você consegue visualizar o todo da matéria e como ela se desenrola do mais simples e amplo para o mais difícil.

Não se assuste

Quando começamos a montar o quebra-cabeça, todas as peças embaralhadas e sem sentido aparente podem causar pânico. A tarefa parece impossível, interminável. Trata-se de um sentimento que varia de acordo com o tamanho do quebra-cabeça e da intimidade com a tarefa.

O estudo também pode assustar, a princípio, especialmente para quem não tem o hábito de estudar, mas basta começar --com técnica e organização - que você começa a ver os resultados.

Comece pelas bordas

As primeiras coisas que você deve montar, em um quebra-cabeça, são as bordas, os limites. Ao fazer isso, você consegue ter uma ideia melhor da dimensão do desafio. No estudo, delimitar as bordas é estudar os fundamentos, os princípios norteadores de cada matéria.

Os primeiros passos demoram um pouco mais, mas quanto mais você pratica, mais rápido chegam e mais evidentes se tornam.

Sempre revise

No estudo e no quebra-cabeça, uma peça bem encaixada (aprendida) viabiliza o encaixe de muitas outras, mas, até se tornar basilar, ela será consultada muitas vezes, por isso revisões são tão importantes. É a maneira de retomar aquela peça que ficou para trás e tentar criar as conexões com as que ainda virão.

Lembre de uma parte, para recordar o todo

Às vezes, na montagem de um quebra cabeça, pegamos uma peça cujo local é bem definido e podemos construir, a partir dela, seu entorno. O mesmo pode acontecer no estudo e na hora da prova. Lembrar-se de uma parte da matéria pode ser o suficiente para retomar o todo.

O começo demora mais

As primeiras peças sempre demoram mais que as últimas. Você vai perceber que, à medida que for estudando, você vai compreender mais rapidamente a matéria e suas especificidades. Isso ocorre em todo processo de aprendizado e é dado o nome de agregação cíclica --quanto mais se estuda, mais conhecimento se acumula em menos tempo.

Cuidado com encaixes errados

É importante sempre ter cuidado com encaixes errados. Algumas peças parecem entrar perfeitamente em um local que não pertencem. Nos estudos, isso se dá quando compreendemos um conceito incorretamente. A todo momento devemos reavaliar nossas conexões e estarmos abertos a alterá-las. Você só passa cola nas peças após ter o quadro todo montado.

Não importa o quão complexo é o projeto. Tanto na preparação, quanto no quebra-cabeça, a solução, o conhecimento, sempre está ao alcance de suas mãos. Você pode demorar algum tempo para alcançá-lo e pode já ter passado por ele várias vezes sem perceber, mas, mais cedo ou mais tarde, você chegará ao resultado.

Não se deixe desanimar pelo tamanho do projeto, mas sim se encante com a beleza do desafio. Bons estudos!