IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo estuda prorrogar campanha para uso consciente de água e energia

Reservatório da usina hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG) - Paulo Whitaker/Reuters
Reservatório da usina hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG) Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL, em Brasília

02/06/2021 12h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o país registrando o nível mais baixo dos seus reservatórios de água desde 1931 e com o impacto que haverá no aumento da conta de luz, o governo analisa se estenderá a campanha publicitária para o uso consciente de água e energia.

Até o momento, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, já foram gastos R$ 55 milhões nas ações publicitárias desde dezembro do ano passado quando a campanha começou a circular em rádios, TV e internet.

Segundo a Secom, a intensificação da ação pelo governo "está sendo analisada". Inicialmente, a campanha estava programada para acabar no dia 30 de junho.

À coluna, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que a campanha tem se mostrado positiva, apesar da situação de alerta atual. "Todos os esforços, neste momento desafiador, são muito importantes. A campanha, nesse sentido, tem ajudado a conscientizar a população para o uso racional da energia e água", afirmou.

Comitê reforça alerta

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão do Ministério da Minas e Energia, se reuniu ontem (1) e reforçou o alerta feito na semana passada de que permanece o cenário de atenção das condições de suprimento eletroenergético ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por conta da predominância de baixos armazenamentos nos reservatórios das usinas hidrelétricas e sem a perspectiva de volumes significativos de chuva no curto prazo

"O CMSE reafirmou a importância da implementação das flexibilizações das restrições hidráulicas relativas às usinas hidrelétricas Jupiá, Porto Primavera, Ilha Solteira, Três Irmãos, Xingó, Furnas e Mascarenhas de Moraes, para proporcionar a devida governabilidade das cascatas hidráulicas, preservar o uso da água e garantir a segurança e continuidade do suprimento de energia elétrica no País ao longo do período seco de 2021", disse, em nota.

Impasse no Senado

A medida de flexibilizar restrições à operação de hidrelétricas, incluindo Furnas, foi alvo de críticas na semana passada por parte do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

"O ONS, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, apoderou-se das águas brasileiras para o seu propósito único de geração de energia... a previsão de secar os reservatórios do sistema de Furnas, em Minas Gerais, é inaceitável, ainda mais depois dos acordos feitos com a bancada federal do Estado", escreveu o senador no Twitter.

Há o receio no governo, que as críticas do presidente do Senado possam inclusive atrapalhar a tramitação da MP da Eletrobras, que precisa ser votada na casa até o dia 22 se não perde a validade.