IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo deve anunciar amanhã novo calendário do auxílio emergencial

Foto ilustrativa do auxílio emergencial; Caixa Tem, app - Eliane Neves/Estadão Conteúdo
Foto ilustrativa do auxílio emergencial; Caixa Tem, app Imagem: Eliane Neves/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

09/08/2021 10h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Caixa Econômica Federal se prepara para divulgar nesta terça-feira (10) o calendário com as novas parcelas do auxílio emergencial. Os pagamentos, que manterão os mesmos valores pagos atualmente, acontecerão nos meses de agosto, setembro e outubro. O valor do benefício varia de R$ 150 (para quem mora sozinho) a R$ 375 (mães chefes de família).

Depois disso, a expectativa do governo é de conseguir já ter tirado do papel o novo formato do Bolsa Família. Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro entrega ao Congresso a MP (Medida Provisória) que trata do novo programa de renda, que se chamará Auxílio Brasil.

A extensão do auxílio foi anunciada em julho pelo presidente Bolsonaro.

Para custear os gastos da prorrogação, também foi editada uma MP (Medida Provisória) que libera crédito extraordinário para o Ministério da Cidadania, comandado por João Roma.

Liberação do dinheiro

A expectativa, segundo fontes do governo, é que o pagamento comece nos próximos dias, provavelmente na segunda quinzena do mês.

Assim como nos meses anteriores, o governo deposita o dinheiro nas contas digitais gratuitas abertas pela Caixa em nome dos beneficiários do auxílio no ano passado.

O dinheiro pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Primeiro, a pessoa recebe o depósito e só consegue usar o dinheiro para compras e pagamento de contas. O saque do dinheiro só é disponibilizado semanas mais tarde. O calendário que será informado nesta semana também deve trazer esses detalhes de liberação.