IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Escolher bem suas amizades influencia no seu sucesso financeiro?

05/05/2020 04h00

"Diga com quem tu andas e direi quem tu és". Você com certeza já ouviu essa frase na sua adolescência, sempre para justificar a negativa da sua mãe quando você pediu permissão para sair com aquele grupo de amigos que era famoso por causar confusões. As pessoas com quem você se relaciona dizem muito sobre os lugares que frequenta e quais são seus anseios.

Por carregar quase sempre esse lado negativo, poucas pessoas percebem o outro benefício desse ensinamento: andando com as pessoas certas você pode crescer na vida, ter hábitos e objetivos melhores e, quem sabe, um dia ficar rico.

Similares

As pessoas tendem a se relacionar com outras pessoas muito parecidas. Empregos similares, mesmo gosto musical, mesma paixão por esporte e, principalmente, salários semelhantes. Dificilmente mantemos a amizade com pessoas que ganham mais ou que tenham empregos ou cargos muito acima daqueles que temos hoje.

Quando você limita suas amizades e seu círculo social a pessoas que estão na mesma situação em que você se encontra no momento, é fácil ficar acomodado em relação a objetivos e ambições. Ter modelos de sucesso no círculo de contatos e amizades é fundamental para quem quer crescer na carreira e financeiramente. Já ouvi falar que quando você é o mais bem-sucedido da mesa, você está sentado na mesa errada.

Tenha ídolos

Aprender como pensam as pessoas que já chegaram aonde você deseja chegar, quais são os objetivos delas e como alcançaram novos patamares, é energizador. Usar as experiências dos outros como fonte de conhecimento para atingir novos objetivos sem perder tempo e o mínimo de dinheiro é fundamental.

Novos círculos de amizade podem levá-lo a uma nova realidade, abrindo sua mente para novas ideias e novos negócios. Além disso, estar em volta de pessoas que alcançaram o que você deseja vai ajudá-lo bastante a tornar palpável um objetivo que antes só estava na sua imaginação, além de motivá-lo através das conquistas dessa pessoa.

Não abandone o passado

Não precisa ignorar e esquecer as amizades que teve até aqui. Dinheiro e sucesso não substituem uma relação verdadeira de amizade, mas comece a ser um pouco mais seletivo com as coisas que decide fazer. Seja mais cauteloso em aceitar todos os convites que fazem para você, e em fazer coisas que não condizem com aquilo que você almeja.

Cuidado para não gastar seu tempo e dinheiro com o que já não tem mais nada a ver com você. Vale a pena procurar novos contatos em locais e círculos sociais que você não frequentava antes. Com a internet isso ficou muito mais fácil, pois existem diversos grupos dedicados a conectar pessoas.

Seja solicito

Frequente festas, eventos e palestras nas quais estejam as pessoas que você quer encontrar. Não é fácil inicialmente, mas depois da primeira aproximação fica muito mais tranquilo encontrar novas pessoas que alcançaram aquilo que você deseja.

Última dica: antes de solicitar qualquer coisa, faça de tudo para ajudar muito ao outro. Ninguém gosta de pessoas aproveitadoras e você nunca deve se colocar nesse lugar. Os benefícios vêm naturalmente a partir do momento em que as outras pessoas enxergam valor em você.

Descomplique: Como ter uma renda extra sem sair de casa

UOL Notícias