IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

O que falta para você ser bom com o dinheiro? Veja sinais importantes

Reprodução
Imagem: Reprodução

05/11/2020 04h00

Cuidar do dinheiro não é difícil! Alguns pequenos hábitos e comportamentos que você tem diariamente são capazes de transformar qualquer pessoa em um bom administrador financeiro de maneira fácil e prática.

Separei neste artigo algumas atitudes e sinais mais comuns com os quais nos deparamos diariamente e que você pode implementar na sua vida ainda hoje!

Já foi chamado de pão-duro

Seus amigos e familiares já apelidaram você de "mão de vaca", "pão-duro" e "sovina"? Parabéns! Isso é um bom sinal de que sua preocupação e seu cuidado com suas finanças é verdadeiro e transparece no seu dia a dia.

Isso não significa que você não aproveita e vida e sempre vive buscando as coisas mais baratas. Isso apenas quer dizer que você sabe dar valor a sua grana e prefere gastar com coisas que realmente fazem sentido para a sua vida.

Perdeu a vergonha de pedir desconto

Qualquer comprinha que você faz, antes mesmo de colocar a mão na carteira, já está negociando e pedindo um descontinho com o vendedor, sem vergonha nenhuma? Isso é um sinal muito bom de que entende como as coisas funcionam e sabe que não tem nada de errado nisso.

A tentativa é sempre válida, afinal, a maioria das lojas tem um percentual de desconto que podem dar para os clientes, só que não saem por aí oferecendo. Fazem isso apenas para quem negocia. Afinal, por que dar desconto se a pessoa está querendo pagar o valor integral, né?

Não se preocupe, pois você não está assinando um atestado de que não tem dinheiro. Que é pobre, não está tirando o desconto do salário de ninguém. Você apenas entende que são negócios e que a tentativa é válida. O máximo que vai acontecer é não conseguir nada.

Comprou à vista algo que a maioria das pessoas parcela

Você quer viajar daqui 6 meses e comprar um carro daqui 1 ano. O que a maioria das pessoas faz: no mês da viagem, saem correndo atrás de todos os detalhes e parcelam em 12 vezes a viagem. O carro, como já estavam comprometidos com as parcelas da viagem feita um ano antes, acabam comprando quando encontram uma promoção e têm que financiar quase a totalidade do valor dele.

A pessoa consciente não vai deixar de fazer essas coisas, porém já sabe que tem 6 meses para juntar toda a grana da viagem e assim poder curtir as férias com toda tranquilidade e, na volta, pode já se programar para daqui um ano comprar o carro à vista ou pelo menos com grande parte paga em dinheiro, sem necessitar pegar um financiamento alto.
Cuidar das finanças é isto: saber o que você quer fazer no seu futuro, o que deseja realizar e começar a se programar desde já, em vez de esperar o último momento e assim ter que se endividar por isso. Antecipação é tudo!

Não faz mais compras por impulso

Se você sabe que passear pelo shopping não é algo bom para você, pois toda vez que vai até lá para tomar um simples suco acaba saindo com 3 sacolas recheadas de meia, então você simplesmente para de frequentar esse tipo de lugar. Se você sabe que seguir nas redes sociais páginas de marcas e lojas faz com que você compre sem pensar, afinal basta entrar no site e encher a sacolinha virtual, você para de seguir esse tipo de conteúdo.

Fazer compras é ótimo, sim, mas quando você está precisando mesmo daquele produto. Então, tenha uma lista de prioridades, de coisas que você realmente quer e das quais precisa. Se não estiver dentro dessa lista, pense 3 vezes antes de efetivar a compra. Seu bolso e sua cabeça vão lhe agradecer muito por isso.

Não se sinta mal com esses apelidos ou em ter essas atitudes em seu dia a dia. Feio mesmo é ser conhecido como caloteiro e mau pagador, não como alguém que zela pelo dinheiro.

Descomplique: Investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias