IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

Como aumentar suas chance de destacar-se no mercado de trabalho

Getty Images
Imagem: Getty Images

12/11/2020 04h00

O ano de 2020 vai entrar para a história como um dos mais difíceis das nossas vidas, tanto pessoal como economicamente. Várias empresas fecharam as portas, algumas mudaram completamente o modo como atuavam e outras estão se reinventando por completo.

Passamos para a era do trabalho remoto e com isso veio a exigência da disponibilidade de profissionais capacitados, os próximos funcionários essenciais e líderes que vão sobreviver a essa realidade. Separei algumas atitudes que você deve ter hoje para poder se destacar no mercado de trabalho.

Especialização

Todas as profissões são divididas em áreas. É fácil entender isso, por exemplo, na área médica. Temos o cirurgião, o pediatra e o neurologista, e temos o neurocirurgião pediatra, ou seja, várias especializações dentro de um mesmo tema.

Não existe problema em ser generalista. Você vai saber de tudo, ou melhor, de quase tudo um pouco, mas não é um especialista. Há muitas coisas que você vai saber fazer bem, mas em outras não terá ideia do que fazer. Todas as empresas precisam de um generalista e também de um especialista.

O problema é que generalistas são facilmente substituíveis e recebem um salário mais baixo, enquanto os especialistas ganham mais e são mais escassos no mercado de trabalho. Sempre procure formas de se diferenciar em seu nicho de atuação, especializando-se em áreas específicas.

Seja útil

Ser útil não é ser capacho nem ser alguém que sai por aí servindo cafezinho para todo mundo. É ser alguém que vai além, que não faz apenas o básico. Coloque-se disponível quando surgirem novos projetos, quando tiver a chance de fazer alguma coisa diferente. Assim você aprenderá uma nova habilidade e ganhará visibilidade, saindo bastante da bolha em que costuma se enfiar diariamente.

Assim, se precisar pedir alguma coisa, primeiro gere valor, entregue conteúdo para as pessoas e só depois peça. Nada pior que alguém que nunca faz nada de bom, alguém que nunca esteve ali para somar e só é visto quando fica choramingando para os outros que quer favores. Se você é mais um na multidão, quando precisar se destacar, quando for pedir um aumento, será tratado exatamente assim, como um qualquer.

Cuide do seu comportamento

9 em cada 10 profissionais são contratados pelas habilidades e são demitidos pelo comportamento. 90% das pessoas não sabem se portar no ambiente de trabalho. Assustador não?

Ficar conhecido por ser da galera da fofoca, a famosa turma da rádio peão, é um tiro no seu pé. Se você está querendo um aumento e está disputando a vaga com outra pessoa que tem as qualificações parecidas com as suas ou até um pouco menos, mas, se a outra pessoa evita confusões, fica na dela, é proativa e faz o trabalho de maneira comportada, com certeza ela terá muito mais chances do que você, sempre metido a ser o porta-voz do caos na empresa.

Destacar-se no ambiente de trabalho é um pequeno esforço diário. Você não precisa fazer nada de outro mundo - somente ser um pouco melhor todos os dias. Não deixe os imprevistos acontecerem para melhorar como funcionário.

Descomplique: não guarde dinheiro para o seu filho

UOL Notícias