IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

Sinais de que você precisa urgentemente cuidar melhor do seu dinheiro

Getty Images
Imagem: Getty Images

08/01/2021 04h00

2021 já chegou, e se você é como a maioria das pessoas, deve ter feito diversas promessas envolvendo seu peso, seus relacionamentos e/ou suas finanças. Algumas dessas promessas vão persistir por meses, outras vão acabar no primeiro final de semana do ano.

Independente de você ter feito promessa no Ano-Novo, envolvendo seu dinheiro ou não, eu separei alguns sinais de que você precisa ficar atento em relação às suas finanças. Eles mostram que você está em dificuldade em relação a sua grana e se não tomar nenhuma providência para melhorar isso pode terminar o ano muito pior do que começou.

Você não sabe o que aconteceu com seu 13º

O que você fez com o seu 13º salário? Se ele caiu na sua conta e foi rapidamente tomado pelo seu cheque especial ou desapareceu em meio às festas de final de ano sem você perceber? Tome muito cuidado!

Todo início de ano é repleto de várias contas e impostos. IPVA, IPTU, matrícula na escola e na faculdade, por exemplo. O ideal é que parte do 13º seja reservada para esses gastos. Caso você não tenha feito isso, fique atento. A possibilidade de se endividar para pagar essas contas é grande. Por isso, se você se encontra nessa situação agora, faça urgentemente um planejamento financeiro.

Mal começou o ano e você está pensando no próximo salário

Se logo depois da primeira semana que recebeu seu salário você já está desesperado com suas contas e já sonha com o próximo abono, já passou da hora de arrumar suas finanças. Isso significa que seus gastos já estão mais altos que seus ganhos, e que seus gastos dos meses anteriores estão afetando seu presente.

Comece colocando no papel todas as suas despesas, incluindo empréstimos, faturas de cartão de crédito e gastos do dia a dia. Assim você percebe facilmente onde estão os furos do seu orçamento e qual devem ser as ações que deve tomar para sair desse buraco.

Seu cartão de crédito está tomado de parcelas

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado em seu planejamento financeiro, e se você o usar de forma correta fica muito mais fácil administrar suas contas. O problema ocorre quando você perde o controle do cartão, enche sua fatura de parcelas e passa os próximos meses só pagando por essas despesas sem ter espaço para novas contas.

Se esse é o seu caso, análise quanto tempo vai levar para que essas parcelas acabem e evite ao máximo criar novas despesas. Acostume-se a usar o cartão de débito e se for necessário cancele o cartão de crédito para voltar a controlar as suas contas.

Caso você esteja passando por qualquer uma dessas situações, monte agora uma estratégia para começar a cuidar das suas finanças. Quanto mais tempo esperar, pior sua situação vai se tornar.