IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Está na hora de comprar bitcoin? Conheça os riscos das criptomoedas

Reprodução
Imagem: Reprodução

12/01/2021 04h00

Bitcoin é o investimento que sempre volta aos noticiários, principalmente quando ocorre uma alta. Muita gente quer entrar na onda, porém não sabe muito bem o que está fazendo. Para você não perder dinheiro, separei alguns mitos e verdades sobre essa criptomoeda.

Bitcoin é pirâmide?

Não. Algumas pirâmides financeiras se aproveitam do desconhecimento da população em relação a esse investimento e as notícias de grande valorização para atrair pessoas que não conhecem da criptomoeda para ganhar em cima delas.

Alguns detalhes vão ajudar você a identificar uma pirâmide: promessas de ganhos garantidos de mais de 1% ao mês, necessidade de convocar outras pessoas para participar do esquema, complexidade para explicar como a pirâmide conseguem ter uma alta rentabilidade e prazos altos para que você possa retirar o dinheiro.

É seguro?

A tecnologia por trás do bitcoin é bastante segura, porém é preciso tomar cuidado em relação a alguns detalhes: seus Bitcoins devem ficar na custódia da sua carteira virtual. Nunca os deixe custodiados em sua corretora ou em alguma empresa que promete ganhos altos.

Por se tratarem de investimentos de renda variável, o Bitcoin apresenta variação de preço constante. Não é incomum ganhar ou perder mais de 20% do seu valor em um dia. Por isso é importante que você só invista nessa criptomoeda se já é investidor, já tem reserva de emergência e não tem medo de eventualmente perder dinheiro.

É muito comum ver pessoas que não entendem nada de investimentos entrando na onda do bitcoin por conta das notícias otimistas. Resultado: compram na alta, no momento de euforia, e na primeira queda ficam desesperadas e vendem o ativo porque perderam dinheiro e não sabem o que estão fazendo.

A forma mais segura e tranquila para investir em bitcoin é pensando no longo prazo, ou seja, comprando hoje e deixando seu dinheiro rendendo por anos. Dessa forma você evita a especulação, que é a causa mais comum de prejuízo quando se está começando. Nunca tome um empréstimo ou uma venda bens para investir. Também não deixe que os bitcoins ocupem mais de 5% da sua carteira de investimentos.

Cuidado!

Muito cuidado com a euforia do momento. Já tivemos movimentos parecidos com esses nos últimos anos, em que muita gente entrou nos bitcoins e se arriscaram demais. Em poucos meses ocorreu uma grande queda que trouxe prejuízo para a maioria dos que entraram sem o conhecimento necessário.

Na dúvida, não compre bitcoins. Comece em investimentos mais conservadores e vá aos poucos aumentando os riscos e a diversificação na carteira. Criptomoedas como o bitcoin são investimentos bastante avançados e não devem ser a porta de entrada para quem quer começar a investir.