IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Qual é a maneira mais fácil de sair das dívidas?

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

01/02/2021 04h00

Viver com a conta no vermelho não é fácil. Por mais que você tente sair do buraco, parece que paga as parcelas, mas suas finanças não saem do lugar. Existem algumas formas de facilitar sua organização financeira. Separei as melhores dicas para quem está endividado e trouxe para você.

Planejamento

Planejamento financeiro é o exame que vai definir como está a saúde das suas finanças. Se você vive endividado, é bastante provável que nunca tenha organizado suas finanças de forma correta.

Por isso, antes de fazer qualquer coisa, separe um dia para colocar tudo no papel. Liste todos os seus ganhos, quanto gasta diariamente e as contas mensais. É muito importante detalhar o máximo possível dos seus gastos aqui. Se você está endividado é porque com certeza gastou mais do que ganha.

Faça uma planilha separada para detalhar suas dívidas: quanto paga na parcela e quanto tempo falta para acabar a dívida. Dessa forma, fica muito mais fácil enxergar quanto tempo você ainda tem para pagar seus débitos e qual é o tamanho real do buraco.

Feirões

Os feirões de renegociação são os melhores amigos para quem tem dívidas. Por meio deles é possível reduzir até mais de 50% no valor total das dívidas. Ou seja, você consegue se livrar dos seus débitos muito mais rápido e gastando muito menos.

Porém, é importante saber que nem sempre é possível se beneficiar de um feirão, pois as oportunidades de renegociação ficam abertas apenas para quem tem o nome sujo, ou seja, para quem está inadimplente com as dívidas.

Os feirões não são anunciados antecipadamente e por isso é importante que você fique atento nas redes sociais e no site do banco para descobrir quando será o próximo. Os descontos e as formas de pagamento são melhores para quem tem dinheiro para pagar a dívida à vista.

Renda extra

Se você tem dívidas, procure imediatamente fazer renda extra. Isso pode ser feito de várias formas: trabalhando no seu contraturno ou vendendo coisas que estão paradas na sua casa. O mais importante é que você faça tudo o que for possível para colocar mais dinheiro na sua conta e principalmente usar esse valor para pagar suas dívidas.

Tudo o que você ganhar de dinheiro extra, como 13º salário ou férias, utilize para as suas contas. Quanto mais rápido você se livrar desse problema, mais fácil vai ficar. Quanto mais você adia, mais os juros vão agir sobre seus débitos e pior a dívida fica.