IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dicas para não enlouquecer trabalhando de casa

iStock
Imagem: iStock

05/04/2021 04h00

Trabalhar em casa era o sonho de muita gente até a pandemia começar. Chegou o coronavírus e fomos obrigados a aprender a fazer reuniões pelo computador, controlar nossos próprios horários e ficar cada vez mais responsáveis com nossas tarefas diariamente.

Já trabalho há anos em casa e percebi que algumas pequenas atitudes podem fazer toda a diferença entre conseguir manter a rotina com tranquilidade e torcer para que o final de semana chegue sem você ficar louco.

Cuidado com os grupos

Saia de grupos de WhatsApp. Foque somente naquilo que é importante e não coloque grupos no seu celular pessoal. Mesmo colocando todas as notificações no silencioso por um ano e sem aviso, toda vez que você for mexer no seu celular e perceber que tem algo novo no aplicativo, vai parar para ver e aí sua produtividade vai por água abaixo.

Limpe sua mesa antes de começar a trabalhar. Nada pior e mais desgastante do que sentar e só ver bagunça e papel desarrumado para tudo que é lado. Quando você coloca as coisas em ordem, consegue até mesmo ver a prioridade que precisa dar para cada tarefa e já se livrar rapidinho das coisas paradas e bagunçadas.

Tenha seu espaço

Tenha um espaço para trabalho separado do resto da casa, se possível. Isso ajuda demais a manter a concentração e, não só isso, ajuda a manter o bom relacionamento com as outras pessoas que moram com você. Eu e meu marido tivemos algumas brigas durante a pandemia e muito foi por conta de dividir o mesmo espaço por horas e horas sem descanso.

Tire pausas de dois minutos. Quando você está agitado demais, fazendo uma coisa atrás da outra, é fácil se perder no tempo. É ótimo parar por dois minutinhos, cuidar da respiração, não mexer no celular ou computador, prestar atenção em você e no que está fazendo, pois assim vai conseguir aumentar seu foco e diminuir o stress.

Curta os momentos

Escute uma playlist de músicas preferidas e aproveite que está em um ambiente separado dos colegas de trabalho para deixar o ambiente um pouco mais animado. Qualquer estímulo novo faz uma enorme diferença na sua rotina e é capaz de transformar mais um dia de trabalho em casa numa tarde animada.

Tenha uma cadeira confortável e nunca trabalhe sentado no sofá. Se você ainda não tem uma cadeira com a ergonomia necessária para trabalhar 8 horas por dia sentado, já passou da hora de arrumar uma. Sua coluna e seu bem-estar agradecem.

É importante criar um ambiente onde não se sinta desconfortável. O trabalho já afeta demais nossa saúde mental e é importante que você não piore essa situação por conta do local onde faz isso.