IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dinheiro do casal: como mantive o relacionamento em uma crise financeira

Getty Images
Imagem: Getty Images

22/04/2021 04h00

Problemas financeiros são uma das maiores causas de quebra de relacionamento, e eu poderia ter acabado com meu casamento por isso. Há mais ou menos 10 anos, eu e meu marido, na época noivo, criamos uma dívida de R$ 80 mil.

Foi uma época bastante marcante em nossas vidas, na qual tivemos de trabalhar muito e nos apoiar para sair dessa situação o mais rápido possível. Não foram poucos os momentos em que tivemos de deixar desejos de lado, sacrificar finais de semana e diminuir bastante nosso padrão de vida.

Quando nossos amigos escutam essa história, comentam que dificilmente conseguiriam manter o relacionamento se precisassem passar por essas dificuldades. Isso é bastante comum, e são poucos os casais que têm a força emocional para se manterem juntos em momentos conturbados. Nas últimas semanas, fiquei pensando sobre o que nos manteve juntos durante essa época e cheguei a algumas conclusões que gostaria de compartilhar com você.

Sem culpa

Apesar de sabermos que nossos erros individuais e como casal nos levaram às dívidas, nós nunca culpamos um ao outro em relação a isso.

O Felipe, meu marido, fez péssimas decisões no negócio dele, mas em nenhum momento usei isso para culpá-lo pela nossa situação. Eu quis mudar de faculdade e por isso passamos a gastar mais com isso mensalmente. Esse fato também nunca foi motivo de briga.

Sempre procuramos buscar soluções ao invés de apontarmos os erros. No negócio que deu errado, ofereci minhas horas para ajudar a reerguer a empresa. Também negociamos juntos as parcelas da minha faculdade que estavam atrasadas.

Enxergar o futuro

Sabíamos que a jornada para sair das dívidas era demorada e trabalhosa, mas não nos deixamos abalar por isso. Fizemos diversas planilhas que nos ajudavam a enxergar quais seriam os próximos passos e em quanto tempo iríamos conseguir sair das dívidas.

Quando você tem problemas financeiros, é muito fácil ficar desanimado com todos os percalços no caminho. Conhecendo previamente quais são os próximos passos e se preparando para eles, evitamos muito o desgaste emocional e diminuímos a tensão da relação.

Eu sabia quanto tempo levaria para pagar todas as dívidas, em quais meses teria mais despesas e dessa forma evitava os sustos. Vale muito a pena o casal fazer o planejamento financeiro detalhado para conhecer esses detalhes.

Fale a verdade

Sempre fomos muito sinceros em relação aos nossos planos e nunca fizemos algo que não queríamos ou com o que não nos sentíamos confortáveis. Dinheiro não deve ser um tabu ou algo que só é discutido em momentos ruins.

Comece a aplicar esses ensinamentos mesmo que hoje você não se encontre endividado. Dinheiro não deve ser problema e não deve ser motivo de discussão na vida do casal.