IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que fazer com o dinheiro da restituição do IR 2021?

Di Vasca
Imagem: Di Vasca

01/06/2021 04h00

Todo ano acontece uma coisa com mais de 31 milhões de brasileiros e que não pode ser ignorada: o imposto de renda pessoa física. Geralmente tem de ser entregue em abril, porém com a pandemia, pelo segundo ano consecutivo, essa data foi alterada e em 2021 o Imposto de Renda foi até o dia 31 de maio.

Com o IRPF, vem a restituição. De forma resumida, quando você pagou uma quantidade maior do que deveria de imposto, será restituído. Caso contrário, terá que pagar a diferença após a declaração.

Eu sei que a vontade de gastar esse dinheiro é grande. Comprar objetos de desejo ou apenas pedir um delivery delicioso com essa grana é tentador, então antes de ver o dinheiro entrando na sua conta, já tenha um plano para ele e assim vai evitar gastá-lo com besteiras. Por isso, tenho algumas sugestões do que você pode fazer com o valor que receberá da sua restituição.

Pague as dívidas

Se você tem dívidas, então aproveite esse dinheiro e resolva as pendências. Eu entendo que é doloroso saber que boa parte ou a totalidade desse dinheiro será destinado para isso, porém nada melhor do que uma vida financeira sem compromissos financeiros com juros e taxas altas.

Lembre sempre que o que você está devendo é um dinheiro que já usou, é uma grana que pegou emprestada com um banco, uma empresa, uma loja, é o limite do cartão ou do cheque especial, e agora está na hora de resolver isso.

Reserva de emergência

Você não tem dívidas, mas ainda não tem dinheiro guardado? Então, está na hora de fazer sua reserva de emergência. Se passar por alguma situação de desemprego, doença ou alguma situação imprevista, você vai ter uma grana reservada apenas para auxiliá-lo a sair dessa situação.

É imprescindível ter uma reserva de emergência, não importa o emprego ou cargo que ocupe, não importa se já investe ou não, a reserva é essencial para todo mundo, pois é ela quem vai tirá-lo de momentos delicados e de emergência. Jamais a negligencie!

Vá se divertir

Se você não tem dívidas, já tem uma reserva de emergência formada e já investe, então o melhor conselho que posso dar é: divirta-se! Não tem nada de errado em usar esse dinheiro da restituição para você fazer algo que agrade a você e sua família.

Faça uma viagem, compre um objeto de desejo, comemore uma data especial. Quando você é uma pessoa financeiramente organizada, consegue separar dinheiro e investir todos os meses, é ótimo às vezes fazer algo fora do previsto e gastar um pouco a mais com algo que normalmente você não gastaria. A vida não pode ser somente feita de boletos, porém também não podemos viver apenas de economias.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL