IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

3 coisas que você pode fazer hoje se está com a vida financeira apertada

Getty Images/iStockphoto/Gearstd
Imagem: Getty Images/iStockphoto/Gearstd

07/06/2021 04h00

Você não precisa esperar até o próximo pagamento para mudar sua vida financeira. Se está com dificuldades, com problemas com dinheiro, existem várias atitudes que você pode tomar hoje mesmo para aliviar um pouco esse sufoco e começar uma revolução na sua vida financeira. Separei algumas das atitudes para implementar hoje mesmo!

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro é o primeiro passo para qualquer pessoa que queira sair das dívidas, começar a investir ou fazer sobrar mais dinheiro no final do mês. É com ele que você descobre quais são os buracos por onde sua grana escoa e assim é possível realizar ações para controlar isso.

Coloque todos os seus gastos no papel, desde os pequenos do dia a dia até os maiores, como aluguel ou financiamento e dívidas. Divida esses gastos entre essenciais (aqueles que servem para manter seu padrão de vida) e variáveis (aqueles que não são previstos e mudam todos os meses).

Foque em diminuir os gastos essenciais, pois eles têm maior impacto financeiro ao longo dos meses e não atrapalham tanto no seu lazer. Evite gastos excessivos e sempre converse com os membros da família antes de tomar uma decisão.

Faça a limpa

Tire tudo dos armários e passe para frente tudo o que não usa há mais de 6 meses. Se forem roupas, vale a pena doar para pessoas em situação de necessidade. No caso de eletrônicos e outros produtos, use sites que permitem a venda de usados. Existem diversos desses na internet e normalmente você não é cobrado para fazer os anúncios.

Também procure por grupos dentro do Facebook que promovem a venda de objetos usados. Normalmente cada cidade tem um desses e eles são bastante movimentados. Desapego é a palavra quando decidir fazer isso.

Mude a mentalidade

Ter problemas financeiros é algo que incomoda bastante, mas não é uma situação que precisa perdurar o resto da sua vida. É possível sim educar-se financeiramente, sair das dívidas e ter um futuro mais tranquilo, porém é preciso tomar a primeira atitude.

Comece hoje fazendo essas pequenas mudanças que apresentei e busque mais informações sobre educação financeira. Existem milhares de horas de conteúdo disponível gratuitamente para quem deseja cuidar melhor do dinheiro.

O mais importante de tudo é dar o primeiro passo, mesmo que seja com dúvidas ou sem saber se vai dar mesmo certo. Não tenha medo, pois qualquer ação que você tome hoje em relação ao seu dinheiro com certeza vai trazer um ganho positivo para o seu futuro.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL