IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quer mais dinheiro? Comece mudando suas atitudes

GETTY IMAGES
Imagem: GETTY IMAGES

10/06/2021 04h00

Assim como a maioria dos brasileiros, passei grande parte da minha vida tendo problemas com dinheiro. Minha família não tinha nenhuma educação financeira e vivíamos endividados. Quando comecei a ganhar meu salário, me enfiei em R$ 80 mil de dívidas.

Consegui reverter toda essa situação nos últimos 5 anos e graças a algumas atitudes hoje tenho a minha tranquilidade financeira, consigo investir todos os meses e transformei a vida da minha família. Separei algumas atitudes que me fizeram chegar a esse resultado.

Sacrifícios são necessários

Se você está lendo sobre finanças pessoais e investimento é porque quer mudar e melhorar a sua vida, certo? Então, saiba que nem sempre o seu caminho será coberto de flores e que encontrará muitos espinhos também. No começo, cuidar da sua grana pode não ser a coisa mais fácil, afinal hábitos e atitudes não são modificados facilmente da noite para o dia. É necessário esforço e, às vezes, fazer alguns sacrifícios.

Em algum momento será necessário adaptar sua vida e seus gastos. Pode ser que passe alguns finais de semana estudando ao invés de descansar vendo filme, pode ser que precise passar algumas noites acordado, porém, se você tem um objetivo muito claro à sua frente, isso tudo vai valer a pena.

Quando você entende que seu sacrifício é momentâneo, mas lhe garantirá tranquilidade pelo resto da sua vida, com certeza vai valer muito a pena se dedicar a melhorar e abrir mão de algumas coisas.

Pare de viver para deixar os outros ricos

Gosto muito de ficar tomando sol no meu gramado e vira e mexe escuto meu vizinho conversando com os filhos. Uma coisa que sempre me choca são os papos deles: "Você precisa trabalhar para ter dinheiro e poder pagar as contas". Ou seja, desde pequeno, você é ensinado que deve trabalhar somente para pagar contas e se esquecer da sua evolução no trabalho ou lazer.

Isso se reflete em vários segmentos da nossa vida. Somos estimulados a pegar empréstimos e fazer dívidas para fomentar prazeres momentâneos. Nunca pensamos em usar nossa grana para construir um futuro financeiro e familiar melhor.

Um dos jeitos mais fáceis e efetivos para sair desse círculo vicioso da gastança é ter objetivos grandes. Enquanto você continuar só empurrando sua vida com a barriga, sem ter um motivo para acordar e fixar suas energias, dificilmente vai conseguir sair dessa e qualquer desculpa é suficiente para fazer mais uma parcelinha.

Se você não tem um objetivo ainda, mas quer mudar, aí vão algumas sugestões: chegar aos primeiros R$ 10.000 investidos, juntar dinheiro para comprar um carro, planejar a compra de uma casa.

Não dê ouvido às pessoas ao seu redor

Infelizmente, as pessoas ao seu redor são as primeiras a criticar suas atitudes. Isso não é uma frase motivacional não, é um fato. Quando decidi que ia montar um canal no YouTube, ninguém me apoiou. Meu marido brigou comigo e minha mãe passou um tempão dizendo que eu tinha que ter um foco na vida. Hoje consigo sustentar a casa graças a essa decisão.

Isso é normal. As pessoas não gostam de mudanças e é dificílimo ver pessoas que estimulam outras a mudar. É comum escutarmos: "Será que isso é bom mesmo?", ou "Para com isso! Pega um trabalho mais estável, pelo menos por enquanto!".

Isso sempre vai acontecer. Se começar a cuidar do seu dinheiro, as pessoas vão te chamar de pão-duro. Se começar a se dedicar demais ao seu trabalho, vão dizer que você não aproveita a vida. Se faz dieta, as pessoas vão começar a enfiar doce na sua cara. Se estiver fazendo a coisa certa, é inevitável que alguém critique suas ações.

Saiba que se você quer mesmo ganhar mais é preciso fazer coisas diferentes do que está fazendo no momento. Não é fácil implementar essas mudanças na sua vida, mas é importante que pelo menos comece e se não der certo inicialmente, adapte o que for necessário para conseguir levar seu plano até o final.