IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Não perca seu dinheiro na Bolsa! Erros que os iniciantes cometem

 Emil Kalibradov/Unsplash
Imagem: Emil Kalibradov/Unsplash

15/09/2021 04h00

Investir em ações está na moda! São mais de 3 milhões de CPFs cadastrados na bolsa e esse número não para de crescer. Porém, com a facilidade e a empolgação para começar a ganhar dinheiro com ações, existem várias pegadinhas no meio do caminho. Separei os erros mais comuns de todo o investidor iniciante da bolsa de valores.

Investir sem seguir uma estratégia

Receita de bolo: unte a forma com manteiga, jogue chocolate em pó e farinha e coloque no forno por duas horas. Depois acrescente fermento e água leve à geladeira. Pronto! Está feito um delicioso bolo.

Claro que isso não é uma receita de bolo e jamais vai virar nenhum tipo de comida essa mistura toda sem pé nem cabeça. Porém, nos investimentos, o que mais ocorre são receitas como essa. Não seguem uma lógica, não têm um padrão e simplesmente se escolhe qualquer ativo, sem nenhum questionamento.

Se você não tem uma linha para seguir, se não segue alguma metodologia, é grande a probabilidade de fazer besteiras com a sua grana e sair no prejuízo. Por isso, a melhor e mais fácil estratégia para quem está começando a investir é a buy and hold.

A melhor estratégia para quem está iniciando

Para quem está começando a investir, o método buy and hold é o mais tranquilo a ser seguido. Isso porque você não vai precisar ficar estudando a bolsa de valores por horas, não precisa todos os dias comprar e vender seus investimentos e muito menos precisa se desgastar com possíveis prejuízos.

Você vai comprar e manter seus investimentos sempre pensando no longo prazo, como 10, 20 anos. O que você leva em consideração na hora da escolha são os fundamentos que a empresa tem, por exemplo uma boa governança, lucros consistentes, retorno interessante ao investidor, dívidas baixas, etc.

Quando você adquire uma empresa pelos fundamentos dela, vai mantê-la na sua carteira justamente pelos fundamentos. Essas são coisas difíceis de serem perdidas rapidamente. Uma empresa não entra em prejuízo de um mês para o outro nem a gestão que era excelente começa a ser ruim da noite para o dia.

Tudo leva um tempo para ocorrer e quando você é holder, nome dado aos investidores dessa metodologia, não se preocupa, pois sabe que existem bons ativos em sua carteira.

Prejuízo não é motivo de venda

Sua mãe pode fazer o melhor feijão do mundo, porém às vezes ela pode deixar um pouco mais do ponto ou pode colocar menos tempero do que de costume, mas não é por isso que o feijão dela deixou de prestar e você nunca mais vai comer esse prato.

Com as ações é a mesma coisa. Não é porque caiu a cotação ou sua carteira ficou abaixo do esperado que agora já não presta mais. Por isso mesmo, sempre falo que se você comprou por fundamentos vai manter por fundamentos, mesmo que seus investimentos caiam um pouco e deixem sua carteira no negativo. Quando você tem boas empresas, é normal e esperado que tenham oscilações naturais do mercado e, às vezes, podem acabar tendo quedas e assustando um pouco quem está começando.

Renda variável varia, tanto para cima, quanto para baixo. O que não pode acontecer é a qualquer movimentação você se desesperar, pois acredita que já não presta mais aquele investimento. Lembre sempre que você está investindo para anos e anos e não pensando apenas em poucos dias.

Humildade

O que mais vejo hoje em dia são pessoas que não têm a menor experiência nos investimentos querendo se arriscar em coisas muito complexas, das quais não entendem, e não querem estudar. Quando alguém com mais experiência fala que você deve ir com calma, deve se dedicar mais à teoria, deve tomar cuidado e estudar, escute essa pessoa. Ela já passou por tudo o que você está passando e sabe como agir.

Acreditar que você é o melhor do mundo e que todos os outros não são arrojados, são conservadores e chatos demais é o caminho certeiro para fazer você perder muito dinheiro rapidamente. Converse com quem já avançou e está no patamar ao qual você quer chegar e preste muita atenção nos conselhos dessa pessoa, pois com certeza farão você economizar muito tempo, dinheiro e ter menos desgaste.

Seguindo essas regras, a chance de você começar a investir na bolsa com muito mais segurança e tranquilidade é maior. Não pule etapas e sempre siga um método.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL