IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eu mereço, é só hoje: frases que deixam você cada vez com menos dinheiro

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

11/11/2021 04h00

Hoje, com a inflação nas alturas, 10.25% ao ano, e com a taxa de desemprego bastante alta, sendo 14,1% e atingindo 14,4 milhões de brasileiros, me sentiria mal em escrever sobre meios para você enriquecer ainda em 2021.

Porém, como educadora financeira vou ajudá-lo a repensar seus gastos e acabar o ano com um pouco mais do que tem agora. Esses gastos geralmente chegam disfarçados de desejos e de desculpas. Por isso, hoje você vai conhecer as 3 frases que deixam você cada vez mais sem grana.

Eu mereço

Trabalhei muito por isso, tenho um chefe insuportável, fui para a academia todos os dias. Enfim, as desculpas são inúmeras para dizermos que merecemos gastar mais. O problema de usar o merecimento como uma justificativa é que qualquer coisa, mesmo que seja trivial, pode se tornar uma desculpa.

Se você acredita que merece mesmo algo, então crie metas e estabeleça objetivos. Dessa forma, quando os atingir, saberá que realmente fez um bom trabalho e que pode se recompensar com algo. Caso contrário, qualquer motivo, por menor que seja, será uma desculpa para você se recompensar e gastar além da conta.

É só hoje

Só hoje vou comprar uma blusa, só hoje irei gastar a mais no mercado, apenas hoje irei gastar mais naquela saidinha. Quem nunca usou essa frase antes? Acredito que em algum momento da vida todos nós já falamos e fizemos algo do tipo e esse não é o problema.

O problema está no hoje se tornar uma rotina. Quando você usa essa desculpa para tudo e qualquer coisa está fadado a não conseguir juntar um real sequer, pois sempre terá uma desculpa do porquê naquele momento deve gastar a mais que o planejado.

Amanhã vai ser diferente

Infelizmente, não vai. O que fez você chegar aonde está agora, sendo bom ou ruim, são seus hábitos e costumes e eles não mudam radicalmente de uma hora para outra. Leva um tempo, prática e muita concentração para conseguir implementar comportamentos novos à sua vida.

Então, essa ideia de que amanhã as coisas vão mudar não passa disto: uma ideia. A chance de amanhã você continuar com os mesmos gastos, erros e acertos é muito grande e isso só irá mudar se realmente estiver disposto. Você se tornou um gastador rapidamente. Não espere ser um poupador e investidor mais rápido ainda.

Acabe logo com isso

Entenda que na sua caminhada vão ter vários tropeços, costumes antigos voltarão, porém, o que importa é você entender que realmente deseja mudar e não continuar se sabotando com frases prontas e desculpinhas para poder gastar mais.

São menos de dois meses até o final do ano e se você conseguir guardar qualquer valor que seja, já será muito melhor do que se gastasse toda sua grana. Mudar dói mesmo, mas continuar na mesma situação ruim é muito mais doloroso.