IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como conseguir dinheiro para os gastos do começo de ano?

Getty Images/iStock
Imagem: Getty Images/iStock

31/12/2021 04h00

O início de um novo ano sempre vem cheio de planos. Começar a cuidar do dinheiro, emagrecer, criar hábitos mais saudáveis. A vontade de mudar é grande, porém muita gente se esquece de um detalhe importante: as contas do início do ano. IPTU, IPVA, matrícula e material escolar podem fazer um rombo no orçamento de quem está despreparado e jogar um balde de água fria em qualquer meta de final de ano.

Apesar de serem gastos grandes, tomando alguns cuidados antecipadamente e realizando ações desde já para se preparar para essas despesas, é possível passar por elas sem maiores dificuldades. Separei algumas dicas que podem ajudar você a arrumar dinheiro para as contas do começo do ano.

13º salário

Muita gente usa o 13º salário para comprar os presentes de Natal e pagar pelas viagens de final de ano. Quando chega janeiro, todo o valor do salário extra já foi gasto e aí as contas apertam.

Se você já não gastou tudo, separe uma parte do 13º para ajudar nas contas de começo de ano. O ideal é guardar dinheiro durante o ano e usar essa grana para comprar os presentes de Natal e fazer as viagens, deixando o 13º reservado para as contas obrigatórios de janeiro.

Renda extra

Se você já comprometeu seu 13º com outros gastos e agora está desesperado, pois não sabe como pagar as contas, o ideal é procurar fazer renda extra. No início e final de ano as oportunidades de ganhar dinheiro aparecem aos montes.

É possível ganhar dinheiro fazendo artesanato com decorações de Natal, ou preparando sobremesas e refeições, por exemplo. Também é possível procurar vagas em eventos que acontecem nessa época, em shoppings ou praças.

Por fim, vale a pena vender objetos que estão parados, como eletrônicos, roupas e móveis. Anuncie em sites gratuitos e em grupos de Facebook da sua cidade. Muita gente procura por presentes para os familiares nesses locais e fica muito mais fácil vender por um bom preço esses objetos.

Parcelamento

Em último caso, você pode parcelar os impostos como IPVA e IPTU. O ideal é tentar pagá-los à vista, mas se precisar entrar no cheque especial para realizar esses pagamentos, é preferível optar pelo parcelamento. Afinal, os juros do cheque especial são altos e podem prejudicar suas finanças por meses.

Como plano para o próximo ano, planeje suas finanças para começar a separar com antecedência o valor para os gastos de começo de ano. Um jeito fácil de fazer isso é somando o quanto eles vão custar e dividindo pelo número de meses que quer fazer a economia.

Antecipando esses valores, você pode utilizar seu 13º sem ter medo de ser feliz e sem a culpa por ter gasto a grana necessária para bancar essas despesas. Planeje suas finanças e fique mais tranquilo com seu dinheiro.