IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Criptomoedas: veja esses cuidados para não cair em golpes e perder dinheiro

Reprodução/ Pixabay
Imagem: Reprodução/ Pixabay

13/01/2022 04h00

As criptomoedas como o Bitcoin foram um dos investimentos que mais valorizaram nos últimos anos. Seguindo a fama criada por esses ativos, surgiram inúmeras novas opções de investimentos. NFTs, mineração de criptomoedas, ETFs focados nesses ativos. Todo o dia aparece uma nova promessa de ganho de dinheiro fácil e tranquilo.

No meio de tantas opções também surgem os oportunistas e os golpes. Todos os meses aparecem notícias de pessoas que foram enganadas por esquemas de pirâmide disfarçados de investimento e muitas dessas promessas são feitas por atores ou atletas conhecidos nacionalmente. É fácil se perder no meio dessas promessas e não é por acaso que tanta gente perde dinheiro nesses golpes.

Existem alguns sinais clássicos aos quais é preciso ficar de olho sempre que pensar em investir em algo assim. Vou listar os principais para que você fique atento e evite perder dinheiro com pirâmides e golpistas.

Garantia de ganhos

Sempre que você ouvir que existe garantia de ganhos, a chance de golpe é quase certa. Normalmente os golpistas atraem os investidores com rentabilidades altas, na maior parte das vezes muito acima de 1% ao mês. É impossível garantir esse valor de rentabilidade com investimentos seguros.

Para atrair os incautos a depositarem ainda mais dinheiro no golpe, não é incomum que nos primeiros meses o esquema pague os ganhos prometidos, gerando a ilusão de que se trata de um investimento seguro. Depois que o valor é depositado o golpista foge ou arranja várias desculpas para não retornar o dinheiro.

Recrutamento

Em muitos desses esquemas o investidor é orientado a recrutar outras pessoas com a promessa de ganhar mais dinheiro no esquema além de receber um valor toda vez que alguém coloca dinheiro no golpe.

Esse é um exemplo clássico de pirâmide e sempre que você ouvir isso saiba que é questão de tempo até que todo o esquema caia e os golpistas desapareçam sem deixar pistas. Em nenhum tipo de investimento sério você é orientado a recrutar novas pessoas para o esquema, menos ainda ganhar dinheiro com isso.

Famosos

Para dar credibilidade ao esquema, muitas vezes os golpistas contratam atores de TV ou atletas para serem embaixadores da marca. Apesar disso não ser um sinal claro de que se trata de um golpe, a presença dessas celebridades não significa que se trata de um investimento seguro. É preciso ficar atento a outros indicadores antes de confiar seu dinheiro à instituição.

Complexidade

Os investimentos em criptomoedas são complexos para muitos leigos. São inúmeras siglas e muitos processos que somente pessoas do ramo conseguem entender. Muitas vezes, os golpistas se aproveitam disso para esconder o verdadeiro esquema por trás do golpe.

Sempre que você ouvir de que se trata de uma operação feita em outro país, com tecnologia muito avançada ou com regras complicadas para resgatar o dinheiro, fique com um pé atrás.

Gestores de investimentos seguros precisam ter regras claras em relação a esses processos e as instituições precisam ser regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Móveis). Muitos golpistas fazem contratos e têm CNPJ para tentar legitimar o processo e enganar você, porém nada disso significa que se trata de uma instituição séria e segura.

Suas moedas

Se você comprou uma criptomoeda, a posse dela deve ficar com você. Ou seja, ela tem que ficar guardada em uma carteira virtual. Existem várias formas de fazer isso, porém é importante saber que só você deve ter acesso aos seus investimentos e às suas senhas.

Se você não consegue movimentar livremente suas moedas e acessar a sua carteira quando quiser, saiba que pode estar diante de um golpe. As moedas que não estão em sua posse não são suas.

Seguindo essas dicas fica muito mais difícil cair em golpes. Se você ainda tem dúvidas em relação a uma oportunidade de investimento, a melhor opção sempre é evitá-la.