IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

Mercado de trabalho para mulheres: como se destacar

Yolanda Fordelone

04/02/2021 04h00

Apesar de todo avanço em diversas questões que envolvem diferença de gênero, o mercado de trabalho muitas vezes se destaca no noticiário por conta de uma realidade ainda cruel: diferenças salariais entre homens e mulheres, preconceitos e assédios, como o caso mais atual envolvendo a atriz e comediante Dani Calabresa.

Ao mesmo tempo, cada vez mais surgem bons exemplos de mulheres que lideram equipes e tentam trazer mais pares para a gestão.

Hoje converso com duas delas: Mariana Gatt, ex-CEO da emDia e atual superintendente executiva de cartões do Santander, e Luciana Godoy, CEO da Superdigital. No vídeo acima você confere como elas enxergam o mercado de trabalho para mulheres, mais especificamente o financeiro. Abaixo, alguns passos que você pode tomar para tentar se destacar:

Busque referências

Algumas mulheres buscam mentoras que servem de verdadeiras conselheiras para conseguirem crescer profissionalmente. Mas mesmo em momentos mais leves, como o de redes sociais, você pode se cercar de mulheres as quais admira, da sua área ou não.

O importante é sempre ver relatos de pessoas que se destacaram para entender como fizeram e o que pode ser adaptado à sua realidade.

Colha feedbacks

Entre em um processo de melhoria contínua no qual pergunte sempre a pessoas próximas sobre pontos de desenvolvimento. Há quem goste de feedbacks mensais, outras semestrais, e a verdade é que não há receita única. Encontre o seu tempo e trace um plano de acordo com que as pessoas apontam.

É importante neste momento ouvir mais de uma pessoa e não se pressionar a evoluir em tão pouco tempo. A vida não é uma corrida! Lembre-se disso.

Busque conhecimento

A preparação ainda é o melhor caminho para quem quer subir de carreira. Busque especializações e conhecimentos específicos que façam você ter um olhar único sobre os desafios que a empresa precisa enfrentar.

O conhecimento é sempre uma saída, como costumamos falar por aqui. Você acha que os passos acima funcionam ou o caminho é mais longo do que imaginamos? Deixe um comentário ou, se preferir, fale conosco pelo Instagram ou YouTube.