IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça os 3 tipos de renda extra e veja qual é o melhor para você

Para ganhar mais, além de buscar promoções e aumento de salário, uma opção é procurar fazer renda extra - Getty Images
Para ganhar mais, além de buscar promoções e aumento de salário, uma opção é procurar fazer renda extra Imagem: Getty Images
Yolanda Fordelone

04/05/2021 04h00

Às vezes, cortamos gastos, mas ainda assim não conseguimos economizar. Nessa hora, percebemos que não é um problema de gastos, mas de renda: ganhamos pouco. Além de buscar promoções e aumento de salário, uma opção é procurar fazer renda extra.

O vídeo abaixo explica quais são os três tipos de renda extra e para qual situação cada uma delas é mais adequada.

Pontual

A renda extra pontual é aquela de que precisamos para dar conta de algo específico, como pagar uma viagem ou quitar uma dívida.

Pode ser feita com a simples venda de algo parado, como um carro, livros, celulares e outros itens.

Serve para quem consegue resolver a conta com uma simples venda e para quem não tem tempo para se dedicar a outra atividade.

Regular

Já a renda extra regular é feita de maneira recorrente. Entram neste grupo as consultorias, um segundo emprego de fim de semana e freelas diversos.

É adequada para quem quer juntar quantias maiores ou mesmo para quem não está conseguindo dar conta das despesas apenas com o salário. De fato, serve como um complemento de renda mensal.

Sazonal ou de teste

Há épocas do ano em que surgem demandas específicas. Na Páscoa, todos compram ovos de chocolate, assim como no Dia das Crianças as vendas de brinquedos aumentam.

A renda exta pontual é feita justamente nesses períodos. Mas ela também leva o nome de "teste", porque no fim pode dar tão certo que você pode seguir fazendo a atividade ao longo do ano.

Conheci dois desses casos: uma pessoa que abriu uma loja de chocolate depois do teste durante a Páscoa (afinal consumimos o produto no ano todo) e outra que começou vendendo brinquedos no Dia das Crianças e hoje tem uma loja virtual, além do emprego CLT.

Conto as duas histórias no vídeo acima. Além disso, levanto três perguntas que você deve se fazer para decidir como irá fazer renda extra.

Você costuma fazer renda extra? Responda abaixo ou no meu Instagram ou YouTube.