IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Alta da Selic: retorno da renda fixa está 6 vezes maior do que há 1 ano

Yolanda Fordelone

08/02/2022 04h00

A taxa Selic passou de 10% ao ano, algo que não acontecia desde 2017. A notícia é positiva para quem investe em renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, entre outros), pois o rendimento está ficando cada vez mais interessante.

Para ser mais exata, o retorno da renda fixa está seis vezes maior do que há um ano. Na coluna e no vídeo abaixo contamos exatamente em quanto ela está.

Mais altas por aí?

A alta que vimos na última reunião do Copom não foi a primeira nem a última. Os juros devem continuar subindo segundo as previsões dos maiores economistas do mercado. No Boletim Focus, a expectativa é de que a Selic feche o ano em 11,75%.

No começo de 2021, os juros estavam em 2% ao ano. Com a alta da inflação, o Banco Central elevou a taxa em uma tentativa de segurar os preços.

O reflexo é imediato na renda fixa. O juro Selic é um parâmetro para o retorno das aplicações desse tipo. Na prática, se a Selic sobe, o rendimento sobe junto; assim como se o juro cai, o rendimento diminui.

CDBs mais interessantes

Há um ano, quando a Selic estava em 2% ao ano, o CDI —que é outra taxa de referência— estava pagando próximo a isso. Se você investisse em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) que pagasse 100% do CDI por 3 anos, pagaria o menor Imposto de Renda, de 15% sobre a rentabilidade. No fim, teria um retorno de quase 4,94%.

Para o mesmo CDB que paga 100% do CDI, com a taxa atual o retorno ficou bem maior. Na verdade, seis vezes maior. Em três anos, o retorno líquido de imposto fica em 30,15%.

Retornos maiores

Sempre vale lembrar que atualmente você consegue CDBs que pagam mais que 100% do CDI. Em corretoras independentes, facilmente encontrará títulos com taxa de 120%.

Apesar disso, cabe o alerta: o retorno não dura para sempre. Se o juro passar a cair em algum momento, o retorno irá diminuir.

Em outras palavras, a Selic subiu e deve seguir assim por mais um tempo, mas "o futuro a Deus pertence". Ninguém sabe como ela estará em 2023 ou 2024. Então, pode ser que essa rentabilidade diminua um pouco daqui um tempo. Vale ficar de olho.