IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Econoweek

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Imposto de Renda 2022: como declarar investimentos em ETFs e BDRs?

César Esperandio

24/03/2022 04h00

BOVA11, HASH11, SMAL11, WRLD11... Já ouviu falar em algum desses códigos? Se sim, você deve ter investido em um ETF (Exchange Traded Fund) e chegou a hora de fazer a declaração do Imposto de Renda dessas aplicações, como gravamos a tela e ensinamos no vídeo logo abaixo, que faz parte da série Guia do Imposto de Renda, com episódio ensinando a declarar os principais investimentos.

O que é um ETF?

ETF é a sigla do mundo dos investimentos para Exchange Traded Funds, ou simplesmente fundos de investimentos negociados na Bolsa.

Traduzindo: em vez de um gestor profissional ser responsável por selecionar os investimentos para você, como num fundo tradicional, um ETF estabelece que você vai investir nas mesmas coisas que algum índice famoso, com as mesmas proporções.

O Ibovespa, por exemplo, é um índice que mostra a alta ou queda das principais ações da Bolsa de Valores brasileira. Só que não dá para investir no Ibovespa em si, porque ele é só um termômetro para saber se a Bolsa está indo bem ou mal.

Mas dá para investir em um fundo que investe nas mesmas coisas que o Ibovespa. Ou, melhor ainda, dá para investir em um ETF que replica o Ibovespa e economiza com a equipe de gestão, que faria a mesma coisa.

Como declarar ETF no Imposto de Renda?

Basicamente, todo investimento tem que ser declarado com dois tipos de informações na declaração: saldo e rendimento.

Toda aplicação que você virou o ano com ela na carteira deve ser declarada como um ativo, uma propriedade. Por isso, o valor deve constar na ficha de "Bens e Direitos" do programa de declaração do Imposto de Renda.

Você vai seguir estes passos:

  • Selecione a opção "Fundo de ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundos de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento em Participação e Fundos de Investimentos de Índice de Mercado". O nome é longo mesmo;
  • Preencha o CNPJ do banco ou da corretora que usou para fazer esse investimento;
  • No campo "Discriminação", escreva o nome e a quantidade de ETFs no final do ano;
  • Em "situação" do fim de cada ano, informe o valor total que pagou na hora da compra dos ETFs, não a cotação atual;
  • Se não tinha nada aplicado no ano anterior é só deixar zerado

Se comprou e vendeu uma determinada ação em datas diferentes, é recomendável informar o preço médio, exatamente como gravei a tela e exibi como exemplo no vídeo acima.

É importante saber que, para cada ETF diferente que você tiver, um novo campo de bens e direitos deve ser criado, repetindo o processo acima.

Se a primeira parte foi para declarar o que você tem, a segunda parte é para declarar o quanto isso rendeu para os mesmos investimentos. E são algumas situações possíveis, conforme veremos a seguir.

Como declarar a venda de ETFs?

Siga este passo a passo:

  • Selecione a aba "Renda Variável" e em seguida clique em "Operações Comuns / Day-Trade";
  • Dentro do campo "Mercado à vista", informe o lucro ou prejuízo mensal com a venda de ações descontando custos operações. É importante informar o prejuízo para compensar com menores pagamentos nos meses seguintes.

Como declarar BDRs, as ações estrangeiras da Bolsa?

Desde outubro de 2020, pequenos investidores passaram a poder comprar ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil, as chamadas BDRs (Brazilian Depositary Receipts). Com isso, na declaração do Imposto de Renda 2021, o investimento já apareceu na carteira de muitos investidores.

Neste ano não deve ser diferente. Afinal, o brasileiro gosta de investir no exterior, em especial em empresas de tecnologia. Por isso, expliquei como fazer a declaração das BDRs no vídeo logo abaixo.

É de graça! Faça parte da comunidade Econoweek nas nossas redes sociais (Instagram ou YouTube) para acompanhar mais dicas de inteligência financeira como essa.