Compre no seu bairro

A escolha pelo mercadinho da esquina ou pelo restaurante ao lado da sua casa pode colaborar para o crescimento de uma empresa e de um bairro. Além de uma opção prática, comprar dos pequenos negócios contribui para estimular a economia local e gerar empregos

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O alfaiate Silva, vizinho do sapateiro Osvaldo, arruma as roupas da chef Maya, dona do restaurante favorito da designer Silvia, que faz belos cartões para as floristas da Bela do Dia. Conheça os cinco personagens desta ciranda que movimenta o comércio local na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo

Ao comprar o pãozinho na padaria da esquina, cortar o cabelo no salão de beleza que fica ao lado de casa ou almoçar no restaurante da vizinhança, o consumidor contribui com o setor que gera 52% dos empregos com carteira assinada no país, o que equivale a mais de 17 milhões postos de trabalho.

Além de estimular o desenvolvimento da própria comunidade, o consumo de micro e pequenas empresas fortalece a economia. Os 10 milhões de pequenos negócios representam mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Com o bairro mais próspero e um maior número de comerciantes na região, as empresas são estimuladas a inovar, investindo na diversidade de produtos e serviços e na melhoria do atendimento. Além disso, usufruir dos serviços da vizinhança evita deslocamentos de carro, promovendo economia com gastos de transporte e, no limite, fazendo bem ao trânsito das cidades.

5 Razões para comprar no próprio bairro

  • Perto de casa e do trabalho

    Além da conveniência, o consumidor evita deslocamentos de carro, incluindo gastos com estacionamento e combustível bem como stress nos congestionamentos

  • 52% dos empregos formais

    Mais da metade dos brasileiros com carteira assinada (17 milhões de pessoas) trabalham nos pequenos negócios.

  • Dinheiro fica no bairro

    Ao comprar dos pequenos negócios, o dinheiro fica no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerar mais empregos e distribuir melhor a renda

  • Desenvolve a comunidade

    Valorizar o comércio da vizinhança fortalece as pequenas empresas, que investem em inovação, atendimento ao cliente e diversificação de produtos e serviços

  • Ato transformador

    Quando o consumidor escolhe os pequenos negócios, ele fortalece esse segmento e impulsiona a economia do país

Movimento Compre do Pequeno Negócio

Para fortalecer o papel do consumidor no sucesso das micro e pequenas empresas, o Sebrae promove, pela primeira vez, o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa é comemorada neste 5 de outubro, por ser o Dia das Micro e Pequenas Empresas.

Associações de diversos segmentos também aderiram ao Movimento. "É uma oportunidade de mostrar a relevância dessas empresas tanto para a sociedade como para os próprios empresários. Enquanto as grandes empresas estão demitindo, os pequenos negócios estão contratando", afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que reúne mais de 100 mil associados entre bares, restaurantes, cafeterias, sorveterias e lanchonetes.

"Nosso desejo é que a sociedade abrace a causa do Movimento Compre do Pequeno Negócio porque é uma alternativa para a superação da crise e o fortalecimento da economia"

No primeiro semestre, os pequenos geraram 116.500 novas vagas enquanto que as médias e grandes empresas promoveram 476 mil demissões, de acordo com o Sebrae. "Nosso desejo é que a sociedade abrace a causa do Movimento Compre do Pequeno Negócio porque é uma alternativa para a superação da crise e o fortalecimento da economia" analisa Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

As micro e pequenas empresas contribuem com 27% do PIB, mas essa fatia poderia ser bem maior. “A média europeia é de 50%”, afirma Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o especialista, um dos entraves é a burocracia: no Brasil, o empresário leva, em média, 110 dias para abrir uma empresa; o prazo nos Estados Unidos é de apenas cinco dias. Segundo ele, o governo poderia incentivar mais políticas públicas de apoio ao empreendedor.

Pequenos negócios em números

  • 10 milhões é o número dos pequenos negócios no Brasil

  • Mais de 95% dos empreendimentos do país são micro e pequenas empresas

  • 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vêm dos pequenos negócios

  • 52% dos empregos com carteira assinada estão nas pequenas empresas